Modelo inspirado em princípios cristãos ganha visibilidade com a atuação do Grupo Med+, consolidando um novo padrão de liderança empresarial
Empresas biblicamente responsáveis são organizações que pautam sua gestão em valores cristãos aplicados de forma prática e contínua ao cotidiano corporativo. Mais do que adotar uma cultura ética, essas empresas integram princípios como justiça, integridade, transparência, respeito à vida, generosidade e compromisso com o próximo em todas as camadas da estrutura organizacional. Essa abordagem busca não apenas resultados financeiros, mas também transformar vidas e ambientes através de uma atuação empresarial comprometida com valores eternos. A proposta se diferencia por não ser apenas simbólica ou conceitual, mas estruturante, refletindo em decisões de liderança, política de pessoas, atuação em contratos e impacto social duradouro.
Esse modelo tem ganhado força no Brasil, sobretudo, um país de maioria cristã e com um terço da população se declarando evangélica. No Brasil ainda não há um número oficial consolidado, mas estima-se que cerca de 400 corporações adotam esse modelo, como o Grupo Med+, maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina. Com sede no Distrito Federal e presença em todo o país, a companhia passou a ser reconhecida nacionalmente como a primeira empresa biblicamente responsável da capital. O reconhecimento veio à tona com a participação de seu presidente, Victor Reis, no Innova Summit 2025, considerado o maior evento de inovação e negócios do Brasil, que ocorreu em 25 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A presença do executivo em um ambiente voltado à tecnologia e disrupção acendeu um alerta importante: há espaço para modelos de gestão que, mesmo baseados em valores milenares, são extremamente atuais, estratégicos e transformadores e podem ser atrelados à alta performance empresarial.
“Ser uma empresa biblicamente responsável é reconhecer que o lucro não pode ser o único norte. É preciso impactar vidas com propósito, tomar decisões com temor e, acima de tudo, honrar princípios que não mudam com as tendências do mercado. Estar no Innova Summit falando sobre isso foi um sinal de que o mundo dos negócios está pronto para um novo nível de consciência empresarial”, afirmou Victor Reis, presidente do Grupo Med+. O Innova Summit é hoje o maior encontro de inovação e tecnologia do país, reunindo milhares de empreendedores, investidores e lideranças públicas. A presença de Victor Reis, com uma proposta que alia fé e gestão, gerou repercussão e abriu espaço para um debate sobre o papel da espiritualidade na construção de empresas mais humanas e sustentáveis. Ao reconhecer e apoiar a presença de empresas biblicamente responsáveis no ambiente de inovação, o Innova Summit sinalizou um avanço importante na integração entre valores e negócios. O exemplo de Brasília pode ser o ponto de partida para que mais organizações no Brasil adotem um modelo de governança comprometido com princípios imutáveis e transformação social de longo prazo.
Sobre o Grupo Med+
É a maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina, com R$ 1,5 bilhão em contratos e presente em 49 aeroportos do Brasil. Possui aproximadamente 6 mil colaboradores em todo o Brasil que atendem mais de 56 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que trabalham ou transitam nos seguintes segmentos: aeroportos, estradas e grandes empresas.
Em 2024 a companhia apresentou um crescimento de 150% em relação ao ano anterior, se consolidando com a empresa Benchmark do segmento. Atualmente, a companhia está entre as 7 melhores empresas para se trabalhar na área da saúde de acordo com o Great Place to Work (GPTW) no Brasil. Agora, o Grupo Med+ entrou no mercado de educação e atua junto a 5,3 mil escolas e 3,5 milhões de alunos do Estado de São Paulo, com a psicologia voltada à prevenção de bullying nas salas de aula.
O Grupo Med possui dentro da sua cultura, o capitalismo consciente que, na prática, usa a força das empresas, para servir ao desenvolvimento da humanidade, com o propósito de construir um mundo mais justo e pessoas em local de trabalho mais felizes, porém, sem perder de vista o lucro para os acionistas. Além disso, o Grupo Med+ acredita que as mulheres são grandes gestoras de pessoas. Atualmente, 56% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por mulheres. Além disso, o Grupo Med+ é uma Empresa Biblicamente Responsável (EBR), construindo uma cultura organizacional que vai além do lucro, preocupada justiça, dignidade, respeito, compaixão, generosidade, honestidade.
Victor Reis, chairman do Grupo Med+
Chairman da maior empresa de urgências e emergências de aeroportos e estradas da América Latina, com faturamento superior a R$ 1,8 bilhão, Victor Reis iniciou a companhia do zero, após ser demitido por justa causa por ter cometido um erro de procedimento na empresa que trabalhava, do mesmo setor. Vendo uma oportunidade, fundou a Med+, companhia adepta do capitalismo consciente, que visa o bem estar de todos os colaboradores e não somente o lucro. Além disso, Victor acredita que as mulheres são grandes gestoras e prioriza as mesmas nos cargos de liderança.