O Conselho de Administração da illycaffè S.p.A. aprovou o projeto de demonstrações financeiras da empresa controladora illycaffè S.p.A. e as demonstrações financeiras consolidadas para o ano fiscal do exercício fiscal de 2023.
Em 2023, as receitas do Grupo totalizaram 595,1 milhões de euros, registrando um aumento de 5,7% a taxas de câmbio constantes em comparação ao ano anterior (4,8% às taxas de câmbio atuais), impulsionado pelo crescimento em todos os principais mercados.
O EBITDA ajustado atingiu 92,8 milhões de euros, um aumento de 18,6% em relação ao ano anterior, apesar das pressões de margem contínuas devido a condições inflacionárias, impulsionadas pelo crescimento da receita e pela eficiência operacional.
A margem EBITDA ajustada em 2023 foi de 15,6%, um aumento de 1,8 ponto percentual em relação a 2022. O lucro líquido do grupo atingiu 23,7 milhões de euros, um aumento de 67,2% em relação a 2022, alinhado com o aumento do EBIT.
A posição financeira líquida totalizou 122,2 milhões de euros, melhorando 20,8% em comparação com o ano anterior. A geração de caixa no ano foi apoiada pela evolução positiva da lucratividade operacional e pela gestão eficaz do capital de giro, permitindo o financiamento de investimentos estratégicos nos negócios.
Cristina Scocchia, CEO da illycaffè, comentou:
“2023 representa outro ano de crescimento recorde para a illycaffè, com aumento de dois dígitos no EBITDA e no lucro líquido, apesar da continuação das condições macroeconômicas desafiadoras. Estamos muito satisfeitos que nossa direção estratégica esteja produzindo os resultados esperados em termos de crescimento sustentável e lucrativo. Para apoiar os planos de desenvolvimento futuro, iniciamos um programa de investimento significativo com o objetivo de promover inovação e o crescimento multicanal. Especificamente, 120 milhões de euros foram alocados ao longo da duração do plano para dobrar a capacidade de produção de nossa unidade estratégica em Trieste.”
Em 2023, todos os principais mercados em que o Grupo opera registraram crescimento em comparação com 2022. Notavelmente, nos Estados Unidos, um mercado-chave na estratégia de crescimento do Grupo, as receitas aumentaram em +15,1% a taxas de câmbio constantes, impulsionadas principalmente pelo canal on-line.
Do ponto de vista do canal, o crescimento foi predominantemente impulsionado pelo Ho.Re.Ca. (+8,2% em comparação com 2022), apoiado por uma taxa positiva de aquisição de novos clientes, e pelas vendas on-line (+15,5% em comparação com 2022), devido ao forte desempenho dos e-Tailers, especialmente na Itália, nos Estados Unidos e na China.
Em 2023, o Grupo continuou comprometido com sua estratégia de sustentabilidade, abrangendo todas as etapas da cadeia de valor, dos produtores de café aos consumidores finais, por meio de iniciativas de apoio às comunidades locais e adotando práticas sustentáveis, como a agricultura regenerativa. Além disso, em 2023, a illycaffè renovou seu compromisso com a economia circular, promovendo processos ambientalmente corretos e o gerenciamento responsável de recursos e materiais por meio de várias iniciativas de reciclagem de cápsulas.
Em 1º de outubro, para comemorar o Dia Internacional do Café, foi lançado o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, representando o primeiro café proveniente inteiramente da agricultura regenerativa.
Com base nas conquistas de 2023, a illycaffè prevê um crescimento contínuo da receita e uma lucratividade acelerada para 2024, apesar das complexidades do atual cenário macroeconômico e geopolítico.
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 diferentes grãos, com um olhar constante para a inovação. A atribuição do primeiro “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café”, em 1991, no Brasil, e do “Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy”, em 2016, simboliza o seu compromisso com os produtores de café, a quem a illy paga um preço premium por um café de qualidade. Em 2019, adotou o estatuto de sociedade anônima perante a legislação italiana e, em 2021, tornou-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp, graças ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. A empresa, que está presente em mais de 140 países, registrou receitas consolidadas de 595,1 milhões de euros em 2023.