Do total de nascimentos no DF em 2021, 47% são de mães com 30 anos ou mais. Dados forma divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (16)
O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior número de mães com 30 anos ou mais. Do total de nascimentos no DF em 2021, 47,7% envolvem mulheres nessa faixa etária. Na contramão, o DF foi o local com o menor número jovens mães, com menos de 20 anos.
Os dados foram publicados nesta quinta-feira (16/2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE) por meio da pesquisa Estatísticas do Registro Civil. O estudo reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos em todo Brasil durante o ano de 2021.
Quando o tema é a maternidade de mulheres acima dos 30, outras UFs também aparecem na pesquisa, depois atrás do DF. São Paulo (43,7%); Rio Grande do Sul (43,3%); Santa Catarina (42%); Minas Gerais (41,5%); Espírito Santo (40,9%); Paraná (39,2%) e Rio de Janeiro (38,3%).
Pesquisa
Os dados da pesquisa são coletados por meio de informações fornecidas por cartórios de registro civil de pessoas naturais e de divórcios judiciais declarados pelas varas de família, foros ou varas cíveis, bem como aos divórcios extrajudiciais.
Segundo o IBGE, os resultados constituem um “importante instrumento para o acompanhamento da evolução da população brasileira, sobretudo nos períodos intercensitários, quando as estatísticas vitais se tornam imprescindíveis para estudos demográficos mais aprofundados”.