Governador anuncia início da análise técnico-ambiental e detalha, ao lado do Metrô-DF, rota prevista de 50 km; visita também a expansão da Linha 1 em Samambaia, com duas novas estações e obras que podem beneficiar até 15 mil passageiros por dia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou nesta sexta-feira (19/9) a ordem de serviço que autoriza o estudo de viabilidade técnica e ambiental da futura Linha 2 do Metrô-DF. O anúncio foi feito durante visita às obras de expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia. “Assinamos a ordem de serviço para os estudos de expansão do Metrô para Santa Maria e Gama, regiões com grande carência de transporte. Com isso, também vamos ajudar o Entorno com um ponto de transbordo”, afirmou o chefe do Executivo, ressaltando que projetos estruturantes exigem planejamento, busca de recursos e continuidade entre gestões.
De acordo com o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, a projeção da Linha 2 parte da Esplanada dos Ministérios e percorre Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e Estação ParkShopping, seguindo para Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. O traçado, com cerca de 50 quilômetros, será objeto de estudo de viabilidade. “O próximo passo será a modelagem econômica de como empreender esse investimento”, disse.
O dirigente também atualizou o plano de modernização do sistema: a compra de 15 novos trens avança após audiência pública, e a meta é ter o edital modelado até o fim do ano, além de ações para ampliar a oferta em Ceilândia. Ibaneis anunciou ainda que as estações 106, 108 e 110 Sul, além da ParkShopping, receberão unidades médicas com serviços de fisioterapia, odontologia e atendimento à comunidade, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ao cuidado em saúde.
Expansão da Linha 1 em Samambaia
Na mesma agenda, o governador vistoriou o Emissário Samambaia, as novas Estações 35 e 36 e a estação de energia SR63. As obras — executadas pelo Consórcio CG–JFJ, vencedor da licitação — acrescentarão 3,6 km à Linha 1, estendendo o traçado a partir do Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, conectando Samambaia Norte e Sul. As duas novas estações, cada uma com cerca de 7 mil m², ficarão nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico; esta última será o novo terminal do trecho.
O projeto inclui três viadutos com passagens de pedestres integradas e quatro passarelas aéreas nos principais pontos de circulação, com estimativa de atender diariamente entre 12 mil e 15 mil usuários — impacto que deve impulsionar a mobilidade e o desenvolvimento local.
Investimento, prazo e base legal
A expansão em Samambaia integra o Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília e está amparada pela Lei nº 4.566, de 4/5/2011, que prevê a ampliação da rede ferroviária do DF. O Consórcio CG–JFJ (CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas) estima custo inicial de R$ 348.976.013,45 (valores atualizados) — superando R$ 400 milhões quando considerados custos associados — e prazo de execução entre 2,5 e 4 anos.