Os candidatos poderão se inscrever até 26 de janeiro para ingresso no curso de Medicina – prova presencial será aplicada em Brasília/DF e mais seis capitais brasileiras
Brasil, 14 de janeiro de 2026. A Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento publicou o edital do seu primeiro vestibular para ingresso no curso de Medicina, com início das aulas no primeiro semestre de 2026. As inscrições estarão abertas de 12 a 26 de janeiro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, responsável pela organização do processo seletivo. A prova presencial será aplicada no dia 22 de fevereiro, das 14h às 19h, em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Ao todo, serão ofertadas 60 vagas neste primeiro processo seletivo, sendo 42 por meio de prova presencial e 18 pela utilização das notas do Enem, considerando as edições de 2023, 2024 e 2025.
Como o processo seletivo será realizado. Os candidatos que optarem pela prova presencial realizarão uma seleção em fase única, composta por prova dissertativa de Biologia e Química, prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Língua Inglesa e Física, além de redação em Língua Portuguesa. No ato da inscrição, os candidatos também poderão escolher uma dentre as sete cidades onde a prova será realizada presencialmente.

Já na modalidade Enem, serão consideradas as notas obtidas nas cinco áreas de conhecimento, com média mínima de 730 pontos e nota diferente de zero na redação. O resultado final do vestibular será divulgado em 19 de março de 2026, mesma data prevista para a matrícula da primeira chamada.
As informações completas sobre critérios de seleção, conteúdo programático, taxas de inscrição e cronograma estão disponíveis no edital publicado pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, nos sites da Fundação Vunesp e da instituição.
A publicação do edital ocorre após a autorização do curso de Medicina pelo Ministério da Educação (MEC), formalizada por portaria publicada no Diário Oficial da União em 24 de dezembro de 2025. O curso recebeu nota máxima (5) na avaliação do MEC e integra a estrutura do Hospital Moinhos de Vento, um dos sete hospitais de excelência do país e integrante do PROADI-SUS.
Para o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, a realização do primeiro vestibular da Faculdade de Medicina da instituição representa a concretização de um projeto construído com planejamento, responsabilidade e compromisso com a saúde pública. “Formar médicos a partir de um hospital de excelência significa unir conhecimento científico, prática assistencial e visão humanizada desde o início da graduação, preparando profissionais alinhados às necessidades do SUS e da sociedade brasileira”, afirma.
Diferenciais do curso. Com 8.440 horas de carga horária – cerca de 1.240 horas acima das diretrizes curriculares nacionais do MEC –, o curso adota metodologias ativas de aprendizagem, integração precoce à prática clínica e forte alinhamento às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com atividades práticas desde os primeiros semestres.
Sobre o Hospital Moinhos de Vento
Com o propósito de Cuidar das Pessoas, integrando assistência, pesquisa e educação, o Hospital Moinhos de Vento, fundado em 1927, foi o segundo hospital do país acreditado pela Joint Commission International (JCI), sendo reacreditado pela oitava vez consecutiva em 2023. Possui um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina. É referência nacional em práticas sustentáveis no setor hospitalar, sendo a primeira instituição do Brasil a construir, em seu complexo, uma Central de Transformação de Resíduos. É um dos sete de referência do Brasil segundo o Ministério da Saúde e o único fora do eixo-SP a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Melhor hospital da Região Sul e quarto melhor hospital do País, de acordo com a revista Newsweek, e melhor empresa do País no segmento Saúde no Anuário Época Negócios. Recentemente, o Hospital Moinhos de Vento conquistou mais dois importantes reconhecimentos na América Latina: foi eleito pela Latam Business Conference o terceiro melhor do continente e o segundo melhor do Brasil no Top Ranking Latam Best Hospitals. Em outro ranking, elaborado pela Intellat, Moinhos foi o segundo melhor da América Latina em telemedicina e experiência do paciente. Saiba mais no nosso site e nos siga no LinkedIn e Instagram.