O foco precisa ser em Growth, de vendas o ano inteiro – e é nisso que a The Everly Growth Agency mira suas estratégias
Vem aí o dia dos namorados e eis que o mar de ofertas do varejo brotam aqui e ali. Mas, usando dois exemplos pontuais, o último dia das mães, com queda de 4,1% graças aos juros altos, e o último Natal, abaixo do esperado pelo 3° ano consecutivo, fica evidente que não vale apostar (apenas) em datas excepcionais para fazer grandes movimentos de vendas. “Saí na frente o empresário que tem um calendário anual próprio de vendas, estabelecido em growth e independente de datas comemorativas”, diz o publicitário Wemerson Santi, CEO da The Everly Growth Agency.
Isso quer dizer que você não deve mais investir em estratégias digitais para essas datas? Segundo o publicitário, não significa. “Esse movimento do mercado diante de datas comemorativas, ondas em que o varejo aposta pesado, nos mostra que o empresário que depender dessas datas para vender está condenado ao fracasso”, diz.
Por isso, se você busca uma forma de crescer de forma sustentável, é indispensável entender que isso não vai ser feito com descontos em um dia ou mês específico. Growth precisa ser trabalhado todo dia como cultura da empresa, pensando principalmente em estratégias de marketing digital que buscam as vendas, acima de tudo e qualquer coisa.
Assim, hoje eu vou te falar um pouco sobre o cenário de business das datas sazonais, mas também em como desenhar uma estratégia baseada em cultura e métodos para vender mais.
Datas comemorativas
Datas comemorativas, como Dias dos Namorados, Black Friday, Natal, Dia das Mães e etc, são momentos conhecidos por oferecerem descontos em diversos produtos, principalmente em e-commerces e marketplaces. Ou seja, uma ótimas datas para o consumidor, mas e para a empresa?
Bom, ao se tratar do mercado brasileiro, a Black Friday, por exemplo, nunca foi um grande sucesso de fato. E para rechear o bolo, no ano passado a data amargou uma queda de 28% no faturamento da data em relação ao ano passado. Resultado: milhares de empreendedores investiram na data e se frustraram com seus ROI’s.
Mas isso não é nenhuma novidade para quem respira resultados de negócios. E frustração generalizada parte muito do princípio de que por aqui entende-se as datas comemorativas do jeito errado. Esses são os momentos perfeitos para se livrar de estoques que estão parados, mas não para fazer mais estoque, por exemplo.
Afinal de contas, onde está o valor? Vender mais produtos por um valor mais baixo ou manter um ritmo mensal de vendas com um ticket médio mais alto? A resposta é bem óbvia, porque se você está dependendo de descontos para conseguir vender mais, sua empresa não parece ter um futuro muito promissor.
O jeito certo
Isso não quer dizer que você deva deixar sua empresa de fora dos períodos comemorativos.
Você deve, na verdade, fazer deste o momento de complementar seu plano estratégico de vendas do ano todo, garantindo um faturamento extra, independente do provisionado.
O negócio é fazer sua empresa vender mais o ano inteiro
Agora que ficou evidente o quanto depender de datas específicas para vender mais pode ser um problema para o crescimento do seu negócio, é preciso abrir os olhos para o que pode impulsionar as vendas a longo prazo na sua empresa, projeto ou content.
Desenvolva metas mais audaciosas e comece a definir o caminho para alcançá-la. Dessa forma, você conseguirá enxergar caminhos mais assertivamente e desenhar estratégias mais mensuráveis.
Também é super válido encontrar parceiros e empresas que podem ajudá-lo nessa missão, como uma assessoria de marketing, por exemplo. Possibilitando que seu plano de ação sempre esteja alinhado com a estratégia correta para o seu negócio, e assim, garantindo a falta de dependência em períodos específicos do ano.
Para finalizar, vale lembrar que de tudo o que foi dito aqui, o resumo não significa que você não deva investir em datas sazonais. Mas se você quer crescer de forma sustentável, sua estratégia não pode depender disso. Grandes empresas quebraram por não perceber isso em épocas como a da pandemia, e muitas ainda vão quebrar.
Sobre Wemerson Santi
CEO e fundador da The Everly Growth Agency, proeminente assessoria de marketing digital brasiliense. O publicitário Wemerson Santi figura entre os principais empreendedores da comunicação da capital do país, segundo o jornal Correio Braziliense, com diversos prêmios publicitários nacionais e internacionais. Já passaram pelo seu portfólio empresas como Rolex, Montblanc, Mitsubishi, Banco do Brasil, Gatorade, Nextel, Peugeot, entre outras. Recentemente a The Everly Growth Agency anunciou produtos de nicho voltados ao segmento Health e Law – com estratégias de Marketing Digital e Growth para advogados e empreendedores da saúde e estética.