Ao todo, 7,6 km’s serão destinados para ônibus, vans e táxis entre o Km14 do Park Way, no acesso para Aeroporto de Brasília, até entroncamento com EPTG; medida vale das 5h às 9h, e das 16h às 19h30.
A partir desta segunda-feira (24), a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) terá uma faixa exclusiva destinada a ônibus, vans e táxis. O corredor terá 7,6 quilômetros começando pela Estrada Parque Dom Bosco (DF-025), perto do acesso do Aeroporto de Brasília, até o entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).
A faixa exclusiva vai funcionar das 5h às 9h, e das 16h às 19h30, horários considerados de pico. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), fora desses horários, “todos os veículos poderão transitar em qualquer faixa”.
A operação é “experimental” e vai durar cerca de um mês para verificar a viabilidade da mudança nos dois sentidos da via. A expectativa é que reduzir o tempo de congestionamentos em pelo menos 20 minutos nas viagens de cerca de 265 linhas ônibus.
“Temos feito várias intervenções no sentido de priorizar o transporte coletivo, com faixa exclusiva ou com reversão, para poder melhorar o fluxo viário (…)É um experimento que achamos que vai dar certo, mas que poderá ser repensado, se necessário”, afirma o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior.
Segundo o DER, durante a operação, a Epia estará sinalizada com a indicação do corredor exclusivo. Também haverá painéis de mensagens informativas em alguns pontos da via. Além disso, agentes vão orientar aos motoristas para que não utilizem as faixas exclusivas.