Com mais de 100 operações no Brasil, marca oferece apoio escolar em disciplinas atuais e cursos livres
São Paulo (SP), novembro de 2025: Com a missão de oferecer uma base sólida da educação básica para alunos a partir dos quatro anos de idade, a Ensina Mais Turma da Mônica inaugura mais três unidades nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país. A marca integrante do Grupo MoveEdu já ultrapassa 100 operações no Brasil e oferece cursos com aulas de apoio escolar em disciplinas atuais como Língua Portuguesa e Matemática, e um amplo portfólio de cursos livres com aulas de Robótica, Apps, Games e Programação, sempre de olho nas oportunidades para o futuro das crianças e jovens.
Durante o mês de novembro, a rede efetuou a implantação de mais três escolas, aumentando a capilaridade da marca em diferentes estados. A primeira foi aberta em Marialva, no Paraná. A cidade fica na região metropolitana de Maringá e tem presença significativa de famílias com crianças e uma economia estável impulsionada pelo agronegócio, indústria e serviços, o que reforça o poder de consumo local. A cidade conta com escolas públicas e privadas, mas ainda possui baixa oferta de serviços especializados em reforço e acompanhamento pedagógico, criando espaço para soluções educacionais complementares. Esse conjunto de fatores indica um ambiente favorável para a implantação e consolidação de uma franquia de educação suplementar na região.
No Centro- Oeste, a expansão chega à Asa Norte, em Brasília, um dos metros quadrados mais caros do Distrito Federal, a região tem um grande fluxo de estudantes e servidores públicos. A região concentra um dos maiores índices de renda per capita da capital, reúne famílias com forte valorização da educação e possui grande densidade de instituições de ensino, incluindo escolas públicas e privadas de referência, além da proximidade com a UnB, que movimenta um público expressivo de estudantes e reforça a cultura acadêmica do bairro. Trata-se de um mercado com demanda contínua por reforço, acompanhamento pedagógico, aulas de apoio, preparação para vestibulares e serviços especializados, ao mesmo tempo em que a concorrência é presente, mas com espaço para operações qualificadas que ofereçam diferenciação. A combinação de poder aquisitivo, perfil educacionalmente exigente e fluxo constante de estudantes faz da Asa Norte uma das áreas mais promissoras de Brasília para modelos de franquias que atuam no segmento educacional.
A marca também desembarca em Manaus, no estado do Amazonas. A capital conta com uma população grande, jovem e em expansão, com forte presença de famílias que buscam alternativas educacionais de qualidade. A cidade possui uma rede ampla de escolas privadas, além de colégios tradicionais com alta competitividade, o que impulsiona a demanda por reforço escolar e acompanhamento individualizado. Além disso, Manaus também concentra um polo econômico robusto impulsionado pelo Polo Industrial de Manaus e pelo setor de serviços, que sustenta uma classe média consolidada e disposta a investir na educação dos filhos.
Além do bom desempenho econômico nesses locais, as inaugurações acompanham os bons números de franquias de educação em tais regiões. Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as unidades de serviços educacionais no Paraná, obtiveram um incremento de 6,8% no primeiro semestre de 2025, referente ao mesmo período de 2024. Já o Distrito Federal apresentou um crescimento de 10,8% de unidades na mesma comparação. O estado do Amazonas também apresenta bons números, com 7,6% de aumento de unidades em relação ao primeiro semestre de 2024.
O responsável pela escola de Manaus será Edson Hiroshi Menezes Sato, de 45 anos. O franqueado tem outras empresas que fornecem material hospitalar para o estado do Amazonas e, ao decidir diversificar os negócios, procurou por uma área que fosse essencial para as pessoas, como a área da saúde, e encontrou esse propósito na educação. Durante uma busca na internet, ele conheceu alguns franqueados da Ensina Mais Turma da Mônica e consolidou o negócio com a rede durante uma visita a ABF Franchising Expo, em São Paulo.
“Assim como a saúde, a área da educação sempre foi uma prioridade. A Ensina Mais Turma da Mônica é minha primeira franquia e estou trabalhando nela como um projeto-piloto. Tenho planos para abrir outras escolas”, revela o empreendedor.
Para ser um franqueado da Ensina Mais Turma da Mônica é necessário o investimento entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. O faturamento médio mensal estipulado pela marca é de até R$ 30 mil e prazo de retorno de, em média, 12 meses.
Sobre a Ensina Mais Turma da Mônica
A Ensina Mais licenciada Turma da Mônica e faz parte do Grupo MoveEdu. A rede oferece programas educacionais e surgiu da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens no Brasil. A missão da Ensina Mais Turma da Mônica é fortalecer a construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, contribuindo para sua formação. Dessa forma, a marca adota uma metodologia exclusiva, utiliza recursos tecnológicos, promove aulas totalmente interativas, dinâmicas e altamente qualificadas, buscando o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos. O foco é no desenvolvimento intelectual dos alunos, contribuindo na formação cultural e complementar.