Entre os eleitores que estavam em trânsito no dia das eleições, 39.804 fizeram justificativa por meio do e-Título no Distrito Federal
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) informou que 47.348 eleitores justificaram a ausência nas urnas na capital do país, neste domingo (6/10), dia das eleições municipais de 2024.
Entre os eleitores que estavam em trânsito, 39.804 fizeram justificativa eleitoral por meio do e-Título e 7.544 foram até os 12 pontos distribuídos no DF. A Escola Salesiana Brasília, na 702 Sul, foi a que mais recebeu eleitores neste domingo: 1.863 no total.
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa deverá pagar multa de R$ 3,51. Caso não pague, o cidadão não poderá emitir a certidão de quitação eleitoral. Se faltar a três eleições consecutivas, terá o titulo eleitoral cancelado.
O voto é obrigatório no Brasil para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos. Se não votar e não justificar a ausência, o cidadão fica impedido de ser nomeado em cargos públicos, emitir passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso público, renovar matrícula em escolas e obter empréstimos.
O Distrito Federal não tem prefeito nem vereador, por isso, não faz eleições em 2024.