Por O Brasiliense
O Distrito Federal ganhou um marco oficial em seu calendário para celebrar os trabalhadores que fazem a engrenagem cultural girar, tanto nos palcos quanto nos bastidores. A governadora Celina Leão sancionou a Lei nº 7.905, de 11 de junho de 2026, que institui o Dia do Profissional da Música. A data será comemorada anualmente em 1º de novembro e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do DF.
A criação da data é fruto de uma articulação que durou cerca de três anos, iniciada pelo músico e produtor cultural Gustavo Ribeiro de Vasconcellos — idealizador de projetos consolidados como o Prêmio Profissionais da Música (PPM), a Feira da Música Independente (FMI) e o Prêmio Viraliza Brasília. A proposta ganhou corpo durante sessões de moções de louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e foi encampada pelo deputado distrital Gabriel Magno, autor do projeto de lei.
Reconhecimento além dos palcos e incentivo ao setor
Diferente de celebrações focadas puramente na figura dos artistas de maior visibilidade, a nova legislação abrange toda a cadeia da economia criativa musical. O texto prevê o compromisso do Estado em promover ações permanentes de fomento, descoberta de novos talentos, preservação da memória e integração entre as diferentes vertentes do segmento.
Para o idealizador da medida, Gustavo de Vasconcellos, a sanção representa um resgate histórico e uma conquista coletiva:
“A música é construída por inúmeros profissionais que atuam nos palcos e nos bastidores. São músicos, compositores, arranjadores, produtores, técnicos de som, iluminadores, roadies, professores, jornalistas, fotógrafos, videomakers, pesquisadores, gestores culturais, profissionais do direito autoral, distribuidores e tantos outros trabalhadores que tornam possível a existência da música em nossa sociedade.”
O deputado Gabriel Magno reforça que a sanção estabelece um compromisso prático para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a um setor que é forte gerador de emprego, renda e bem-estar social no quadradinho. A partir de agora, o poder público e a iniciativa privada ganham respaldo legal estruturado para impulsionar programações teóricas e práticas focadas na valorização desses trabalhadores ao longo de todo o mês de novembro.