Comissão vai investigar causas e responsáveis pela poluição do rio que corta Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol
O deputado distrital Daniel Donizet foi escolhido, nesta quarta-feira (26/3), como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior, instaurada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A comissão tem como objetivo investigar a poluição do curso d’água, que atravessa algumas das regiões mais populosas da capital: Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.
A CPI é presidida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), com Joaquim Roriz Neto (PL) como vice-presidente. Também integram o colegiado os deputados Gabriel Magno (PT) e Rogério Morro da Cruz (PRD). Os suplentes nomeados são Max Maciel (Psol), Chico Vigilante (PT), Thiago Manzoni (PL), Martins Machado (Republicanos) e Hermeto (MDB).
A expectativa é que a comissão inicie os trabalhos efetivos já na próxima semana, com a definição dos primeiros nomes a serem convocados para depoimentos e esclarecimentos.
Apesar de ter sido proposta ainda em 2023, a CPI só teve o requerimento aprovado em 18 de fevereiro de 2025, após aguardar na fila junto a outras comissões de inquérito.
O foco da investigação será apurar responsabilidades legais, administrativas e ambientais pela degradação do Rio Melchior, cuja situação tem gerado preocupação entre moradores, ambientalistas e autoridades da área de saneamento e meio ambiente.
Mardônio Vieira/Assessoria Daniel Donizet