A ministra do MinC Margareth Menezes, participa da cerimônia de abertura às 19h em comemoração dos 125 anos do Cinema Nacional
O cinema brasiliero comemora 125 anos nesta segunda-feira (19), e para a celebração o Cine Brasília irá exibir uma cópia restaurada em 4K do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) do diretor Glauber Rocha com entrada gratuita.
A ministra Margareth Menezes e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga participaram da cerimônia de abertura que além da comemoração também marca a retomada dos investimentos no audiovisual com a recriação do Ministério da Cultura (MinC), após ser fechado em 1º de janeiro de 2019, a partir da reforma administrativa do ex-governo Bolsonaro.
Antes da cerimônia de abertura acontecerá um debate com o tema “Deus e o Diabo na Terra do Sol: o que uma restauração proporciona”, com participação do produtor da restauração e diretor do documentário “Candango: Memória do Festival” (2020), Lino Meireles. Além também da cineasta Paloma Rocha que trabalha na restauração e divulgação do acervo de Glauber Rocha, o debate ainda conta com Mírian Silvestres, doutora em História, criadora e professora do curso “O Cinema Brasileiro e sua História”.
A entrada é gratuita e não haverá retirada de ingressos, para quem desejar participar do evento deverá chegar cedo, pois o acesso será por ordem de chegada. Para quem participar do debate já tem lugar garantido para a cerimônia de abertura e exibição do longa-metragem
Sinopse de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”
Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Exibição de Deus e o Diabo na Terra do Sol
Data: 19/06 (Segunda-feira)
Hora: 19h – debate “Deus e o Diabo na Terra do Sol: o que uma restauração proporciona”
20h – cerimônia Dia do Cinema Brasileiro + exibição
Local: Cine Brasília – Asa Sul EQS 106/107 – Brasília/DF
ENTRADA GRATUITA