BRB reforça segurança digital e reduz análise manual de propostas em 86,2%

Tempo de abertura de conta passou de 2 horas para 15 minutos., com aumento de 10% nas taxas de aprovação

O Banco BRB registrou avanços significativos em segurança digital, eficiência operacional e experiência do cliente após modernizar seus processos de abertura de contas com tecnologias de autenticação da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, especializada em prevenção à fraude.

A iniciativa combinou múltiplas camadas de proteção — como KYC, biometria facial, detecção de prova de vida (liveness), validação de documentos e análise de dispositivos — com inteligência de dados e orquestração em tempo real. Como resultado, o Banco passou a identificar tentativas de fraude ainda nas etapas iniciais da jornada digital, bloqueando acessos suspeitos de forma mais ágil e precisa, sem comprometer a entrada de usuários legítimos. A adoção dessas tecnologias reduziu em 86,2% o volume de cadastros que exigem análise manual, reforçando a confiança nas decisões automatizadas e aumentando a eficiência na triagem de risco.

O tempo médio para abertura de contas caiu de até duas horas para menos de 15 minutos — um ganho de 87,5% em eficiência — e a taxa de aprovação aumentou 10 pontos percentuais, atingindo 85%. Ao mesmo tempo, o índice de recusas caiu para 4%, enquanto os casos de documentos não analisáveis recuaram 45%.

Além dos ganhos em segurança e agilidade, a nova estratégia também gerou impacto econômico relevante. Com a triagem de risco acontecendo já nas primeiras etapas da jornada, o BRB passou a direcionar seus recursos para análises com maior potencial de conversão, reduzindo custos operacionais. Essa eficiência se traduz em jornadas mais rápidas para o cliente e na possibilidade de oferecer serviços com melhor custo-benefício.

A identificação precoce de tentativas de fraude — antes que os cadastros avançassem para etapas mais custosas da jornada — também contribuiu para a mitigação de perdas operacionais. De acordo com estimativas internas, o BRB deixou de incorrer em até R$ 50 milhões em custos associados à abertura de contas falsas, reforçando o papel estratégico da automação no combate à fraude e no ganho de eficiência.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a parceria com a Serasa Experian tem sido fundamental para elevar o padrão de segurança digital do Banco, sempre priorizando a experiência do cliente. “Conseguimos aumentar a segurança, automatizar nossos processos, reduzir custos e oferecer uma jornada mais fluida e acessível para os nossos correntistas. Essa sinergia reforça como a integração entre tecnologia e estratégia pode transformar a jornada digital bancária, aumentando a inclusão, melhorando a performance e fortalecendo a confiança dos usuários”, afirma.

“A combinação entre inteligência de dados e orquestração de tecnologias para uma jornada mais segura tem impacto direto na proteção e na performance das instituições. O resultado com o BRB comprova isso de forma concreta. A aplicação coordenada de múltiplas tecnologias — biometria facial à verificação documental — permite ganhos consistentes em agilidade, redução de perdas e confiança para todas as partes envolvidas”, explica Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

A parceria entre BRB e Serasa Experian reforça como a integração entre tecnologia e estratégia pode transformar a jornada digital bancária, ao mesmo tempo em que amplia a inclusão, melhora a performance e fortalece a confiança dos usuários.