Debates no Centro Universitário Unieuro, no próximo dia 15/10, destacam o papel das instituições em época de COP30; entre os especialistas confirmados estão André Mendonça, Reynaldo Soares da Fonseca e Teodoro Silva Santos
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), desembargadores, juízes e professores estarão reunidos em Brasília no dia 15 de outubro para debater os ‘Desafios da Democracia e das Instituições em Época de COP30. O encontro jurídico-acadêmico, promovido pelo Grupo Ceuma, será realizado no Centro Universitário Unieuro, às 9h, na Biblioteca da Unidade Águas Claras.

Em um cenário de intensos questionamentos sobre o papel das instituições e a transparência da Justiça, discutir democracia e cidadania se torna ainda mais urgente. O evento traz palestras que exploram os desafios contemporâneos, especialmente diante da agenda ambiental e de governança que estará no centro da COP30, em Belém, em 2025.
O encontro reforça a importância de discutir cidadania, responsabilidade e o preparo de futuros líderes do Direito, capazes de atuar de forma crítica e responsável diante de um país em constante transformação, em que decisões judiciais impactam diretamente a sociedade e a consolidação da democracia.
“Trazer ministros das altas cortes e grandes nomes do Direito para debater democracia e instituições é um privilégio para nossos alunos e para a sociedade. É um evento que conecta o mundo acadêmico aos desafios reais do país, reforçando o papel da universidade na formação de profissionais preparados para atuar com excelência e impacto social”, destaca Shen Paul Ming Jen, reitor da Unieuro.
Além da participação presencial, as palestras serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Grupo Ceuma, ampliando o alcance do evento para todo o Brasil e permitindo que alunos de Direito de todas as instituições do Grupo acompanhem debate: https://www.youtube.com/@unieuro_oficial
Programação completa – 15/10/2025
9h – Painel I
Reynaldo Soares da Fonseca – Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Pablo Zuniga Dourado – Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Douglas Martins – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão
10h30 – Painel II
Teodoro Silva Santos – Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Newton Pereira Ramos – Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
João Carlos Mayer Soares – Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
19h30 – Painel III
André Mendonça – Ministro do Supremo Tribunal Federal
Roberto Carvalho Veloso – Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Rafael Fonseca – Analista Judiciário do Supremo Tribunal Federal
Liana Chaib – Ministra do Tribunal Superior do Trabalho

Inovação na prática jurídica
Em 2025, o Unieuro reformulou seu curso de Direito com foco em experiências práticas e conexão direta com o mercado jurídico. A nova proposta curricular inclui o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) integrado desde o início da graduação, além de aulas conduzidas por ministros das supremas cortes do país, como Reynaldo Fonseca e Teodoro Silva Santos (STJ) e André Mendonça (STF).
O NPJ funciona como um laboratório completo, com estudos de casos reais, simulações de audiências, visitas institucionais ao Judiciário e órgãos públicos, acompanhamento de audiências reais e participação em programas sociais de grande impacto, como:
Programa de Atendimento ao Superendividado (TJDFT);
Sessões de conciliação e mediação no Cejusc;
Atuação em causas previdenciárias na Justiça Federal;
Consultoria jurídica gratuita à comunidade.
Com estrutura de ponta, o NPJ dispõe de salas modernas de audiência, laboratórios jurídicos com tecnologia avançada e espaços dedicados a metodologias ágeis aplicadas ao Direito.
“Nosso curso de Direito está ainda mais alinhado com a realidade do mercado e com os desafios da Justiça no Brasil. Estamos formando profissionais preparados para atuar com excelência e impacto social”, reforça o reitor.
Sobre o Unieuro
O Unieuro nasceu em 1998 como o segundo empreendimento educacional do Grupo Ceuma, o primeiro na região Centro-Oeste. A primeira sede própria foi instalada no Campus Asa Sul, em Brasília, e, desde então, a instituição tem ampliado sua oferta de cursos de graduação e pós-graduação consolidando-se como uma das instituições mais bem avaliadas do Distrito Federal.
Entre os destaques estão laboratórios modernos, clínicas-escola e ambulatórios, que permitem vivência prática desde o início da formação. Em 2018, o MEC autorizou o curso de Medicina da instituição, que rapidamente se tornou referência na capital.
Além do Distrito Federal, o Grupo Ceuma mantém instituições educacionais no Maranhão e no Pará.
Serviço
Evento: Desafios da Democracia e das Instituições em Época de COP30.
Data: 15/10 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro Universitário Unieuro – Biblioteca da Unidade Águas Claras.
Endereço: Av. das Castanheiras, s/n – Lote 3700 – Águas Claras, Brasília