Brasília recebe a Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, de 2 a 9 de outubro no Cine Brasília, com 39 filmes, cujas temáticas incluem as mudanças climáticas e questões ligadas à mineração, trabalho, saúde, tecnologia e comunidades indígenas, quilombolas e periféricas. A entrada é gratuita.
Estão presentes filmes recentes de diretores consagrados, como o cultuado alemão Werner Herzog e o vencedor do Oscar, Luc Jacquet, filmes com participações de atores como Jason Momoa, Laura Dern, Woody Harrelson, Donald Glover, e filmes premiados na 13ª edição do evento, ocorrida em São Paulo no mês de agosto. Entre eles, longa-metragem peruano “Céu Aberto”, vencedor da competição latino-americana, e “Rejeito”, eleito melhor longa da competição Territórios e Memória.
Na sessão de abertura, quarta-feira, 2 de outubro, às 19h, a atração é “Mapear Mundos”, de Mariana Lacerda e uma produção do Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental que comemora 30 anos. O filme conta com preciosas imagens de arquivos indigenistas com testemunhos atuais para rememorar a importância de organizações da sociedade civil na luta indígena. **André Baniwa, liderança do Rio Negro, e o presidente do ISA, Márcio Santilli, têm presenças confirmadas na sessão.
Para o público infanto-juvenil, a Mostra Ecofalante de Cinema em Brasília exibe longas e curtas-metragens em sessões matutinas e vespertinas abertas a todos, principalmente a estudantes de todos os níveis de ensino.