Brand Tracking: Entenda sua Importância no Plano de Marketing?

brand tracking, também conhecido como pesquisa de imagem de marca (ou rastreamento de marca), é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado na hora de mapear o plano de marketing da sua organização.

Afinal, não é nenhuma novidade que as marcas mais amadas e queridas pelo público costumam passar na frente dos concorrentes de forma disparada, não é mesmo? 

Dessa maneira, a empresa pode, inclusive, cobrar um preço muito mais alto. Afinal, ela tem clientes fiéis que não a abandonam, e passam muita confiança.

Em outras palavras, se os seus clientes têm uma imagem forte da sua marca em sua cabeça, tendem a continuar sempre por perto, consumindo mais. 

Assim, aumenta a lucratividade dos negócios e conquista mais promotores com muita facilidade — o que é ótimo para turbinar sua empresa.

O Que É Brand Tracking?

brand tracking é uma ferramenta essencial para mensurar a saúde dos negócios. Afinal, é o momento de estudar o que os seus consumidores pensam sobre a sua empresa. 

Além disso, o rastreamento de marca permite identificar os erros e os acertos. Assim, possibilita um diagnóstico completo da sua organização e, consequentemente, promove mudanças de melhoria contínua.

Com ele, você identifica qual é o apelo emocional que o seu cliente tem com a sua empresa e quais são as razões pelas quais eles investem nela. 

Assim, ao compreender esse cenário, você pode criar um plano de marketing muito mais assertivo.

Quais são os Benefícios do Brand Tracking para o seu Plano de Marketing?

Veja quais são as principais vantagens de apostar no brand tracking:

  • Mensurar a saúde da sua marca
  • Identificar o que os clientes pensam e sentem sobre a sua empresa, processos, produtos e serviços
  • Analisar como seus consumidores compram e usam os seus produtos
  • Conferir quais são as ações que estão dando certo
  • Identificar os pontos críticos que precisam ser melhorados
  • Aprimorar os processos da sua organização
  • Mensurar e avaliar o desempenho das ações de marketing e vendas
  • Descobrir novas oportunidades
  • Identificar falhas antes que se tornem um grande problema
  • Acompanhar a concorrência

Como Utilizar o Brand Tracking?

Utilizar o brand tracking não é uma tarefa difícil. Basta mensurar o comportamento e a lealdade do cliente de forma contínua. 

Dessa maneira, é preciso conferir qual é o envolvimento do público nos mais variados pontos de contato. 

Então, escolher as melhores métricas é essencial para promover uma análise completa.

Assim, você coleta preciosos dados que servem de combustível para elaborar um excelente plano de marketing. 

Mais do que isso, você aperfeiçoa todos os processos que podem ser melhorados na visão do seu cliente.

Plano de Marketing: Quais Métricas Utilizar no Brand Tracking?

Existem diversas métricas que você pode utilizar para rastrear a sua marca. 

Conheça os principais:

Net Promoter Score (NPS)

NPS é uma das métricas mais tradicionais e utilizadas na atualidade. Afinal, é um questionário confiável, versátil, simples e objetivo. 

Assim, com apenas uma pergunta você avalia o que o seu cliente pensa sobre a sua empresa: 

  • Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa marca a um amigo ou familiar?

Além disso, você coleta o feedback do cliente que pode impulsionar melhorias contínuas para a sua organização.

Pesquisa de Fidelidade de Marca

cliente com sacola de compras.

Outra pesquisa que você pode aplicar para conferir o brand tracking é a de fidelidade de marca. 

Essa métrica avalia a probabilidade do consumidor continuar perto da sua empresa, sempre investindo nos seus produtos e serviços.

Nessa pesquisa, você confere qual é a intenção de compra. Se for forte, significa que o cliente vai desenvolver um relacionamento a longo prazo, se for fraca, é sinal que ele pode ir, facilmente, para a concorrência.

Para isso, você pode utilizar a pesquisa CSAT por exemplo, enviando a seguinte pergunta: 

  • Como você avalia a sua satisfação com o nosso produto ou serviço oferecido?

Dessa maneira, se os resultados forem positivos, você pode ficar tranquilo, pois o cliente estará sempre perto da sua marca.

Caso contrário, estude com calma os feedbacks para identificar os pontos de melhoria e invista neles na hora de criar o plano de marketing.

Pesquisa de Preferência de Marca

A pesquisa de preferência de marca também é bem simples. Basta enviar para a sua base de contatos a seguinte pergunta: 

  • Marque qual marca (ou produto) você prefere comprar.

Como respostas, você deve listar a sua empresa e as marcas dos concorrentes. Você também pode inserir uma caixa de perguntas com o questionamento: 

  • Por quê?

Assim, o cliente tem espaço para redigir o que ele pensa sobre as marcas listadas. Dessa forma, você avalia o brand marketing com mais facilidade.

Então, se você ainda não usa o brand tracking, está na hora de começar a pensar em utilizá-lo. 

Afinal, essa técnica promove uma análise completa sobre o que os clientes pensam do seu negócio

Assim, você coleta dados importantes para ajudar a compor um ótimo planejamento de marketing.

E aí, gostou de aprender mais sobre qual a importância do brand tracking no plano de marketing? Então, confira os modelos de questionários para saber avaliar as melhores estratégias, e investir no brand tracking do seu negócio

Conte para nós, você já conhecia essa expressão? 

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