Durante a Frieze Los Angeles, a illycaffè apresenta a nova illy Art Collection desenhada por Monica Bonvicini, Binta Diaw, Simone Fattal e Shirin Neshat para promover os direitos humanos
A illycaffè, marca de café mundialmente conhecida por sua qualidade sustentável e sua conexão única com o mundo da arte contemporânea, continua sua colaboração com a Frieze Los Angeles como parceira oficial mundial do café. Nesta sexta edição da feira internacional de arte contemporânea, a illycaffè apresenta pela primeira vez ao mercado americano a sua última illy Art Collection, que mostra as histórias de quatro artistas de renome. Trata-se de Simone Fattal, da Síria, Shirin Neshat, do Irã, Monica Bonvicini, da Itália, e Binta Diaw, uma artista milanesa de origem senegalesa. Cada artista utilizou a xícara illy como tela para refletir sobre questões culturais, ambientais e sociais importantes, compartilhando suas experiências como mulheres de diversas origens geográficas e sociais.
“Os direitos humanos são valores fundamentais que a illycaffè respeita e promove como parte do seu modelo de negócio, e é por isso que a empresa destaca a sua importância também através da linguagem da arte contemporânea. Estar presente na Frieze Los Angeles significa celebrar a ligação entre a arte e o café e reafirmar o nosso compromisso com as questões sociais, que hoje assumem um significado ainda mais profundo, no momento em que a comunidade de Los Angeles enfrenta os devastadores incêndios florestais das últimas semanas. Na illycaffè acreditamos que a arte tem o poder de ligar culturas e pessoas, transformando-se numa linguagem universal capaz de consciencializar e inspirar”, comentou Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.
O motivo criativo da illy Art Collection também adorna o espaço illycaffè localizado na área externa, próximo à entrada. Aqui, a beleza da arte e a excelência do exclusivo blend de café da illy – que seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica – se unem para oferecer um momento de descontração aos visitantes, artistas e expositores.
A illy Art Collection criada pelas quatro artistas estará disponível em conjuntos de 2 e 4 xícaras para café espresso e cappuccino nas livrarias, na illy e-shop, lojas illy Caffè e illy Shop, nos canais de distribuição de varejo e em várias plataformas de comércio eletrônico.
Sobre a illycaffè
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.