A Anvisa suspendeu lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Fabricante afirma ter retirado os produtos dos mercados um mês atrás

A Anvisa suspendeu diversos lotes do detergente Ypê devido ao risco de contaminação biológica. A empresa fabricante informou à Anvisa sobre o recolhimento voluntário do produto, mas não especificou a data dessa ação.

Durante a análise da produção, a Anvisa identificou um problema que poderia causar contaminação microbiológica. A decisão foi publicada no Diário Oficial e abrange todos os detergentes fabricados em julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com os lotes finais 1 e 3, incluindo todos os tipos de detergentes com essa identificação.

A Química Amparo, fabricante do detergente Ypê, afirmou ter retirado os produtos do mercado há cerca de um mês. Após uma análise interna, foi constatada uma alteração no cheiro tradicional nos lotes afetados, embora essa mudança não represente risco à saúde ou segurança do consumidor. No entanto, em alguns casos, essa alteração pode ser perceptível pelo olfato.

Em nota ao jornal O GLOBO, a empresa declarou: “Após uma rigorosa análise interna, identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”.

Clique  aqui para consultar os lotes afetados do detergente Ypê,  no  Diário Oficial.