São 10 cachorros e 23 felinos, todos vacinados e vermifugados. Interessados podem conhecer animais de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) de Zoonoses do Distrito Federal tem 33 animais disponíveis para adoção: são 10 cachorros e 23 gatos. Todos estão vermifugados e vacinados.
Quem tiver interesse em adotar, pode procurar a sede do órgão, no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, Estrada do Contorno Bosque, no Noroeste. O horário de visitação, para conhecer os animais, é de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (61) 2017-1342.
Entre os 33 animais à espera de um novo lar, a maioria é adulta, mas também há filhotes. Os futuros tutores precisam ser maiores de 18 anos e apresentar comprovante de residência. No ato da adoção é preciso levar coleira, em caso de cachorro, e caixas de transporte, para os gatos.
Quem preferir, pode adotar por meio da ONG Amigos da Zoonoses, formada por voluntários cadastrados na Secretaria de Saúde (SES), que cuidam da saúde e do bem-estar dos animais disponíveis, para facilitar a adoção.
Para isso, basta acessar o site Amigos da Zoonoses e responder a um formulário com perguntas sobre como serão os cuidados e o convívio com o cão ou o gato. Depois, junto à equipe de voluntários, a adoção é formalizada.
Segundo a gerência de Zoonoses, os animais que chegam ao local vêm de casos comprovados de maus-tratos, falecimento do tutor ou interdição de espaços onde os bichos se encontram. Eles ficam em observação por 10 dias e, se não houver anormalidades, recebem a vacina antirrábica e o controle de vermes e carrapatos.
Confira fotos dos animais abaixo: