15 fatos e curiosidades sobre a capital do Brasil
Conhecida também como a “Capital da Esperança”, a cidade reserva curiosidades interessantes sobre sua origem, história e alguns outros detalhes.
História
A cidade de Brasília começou a surgir através de planos que idealizavam a capital federal do Brasil no centro do país. As primeiras menções ao nome datam de 1822, mas a construção da cidade só aconteceu em 1956 durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 mesmo ainda não estando completamente pronta.
Construção
A cidade foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa e sob orientação do arquiteto Oscar Niemeyer. Um diferencial de Brasília em relação a maioria das outras cidades brasileiras é que seu plano urbanístico foi planejado desde o início. O projeto da construção de Brasília é reconhecido como um dos mais completos e modernos de todo o mundo
Novacap
O presidente Juscelino Kubitschek criou a Novacap – Companhia Urbanizadora da Nova Capital, empresa responsável pela construção de Brasília. Dentre os membros da diretoria da companhia estava o arquiteto Oscar Niemeyer, que era o diretor técnico.
Oscar Niemeyer
Um dos mais importantes arquitetos brasileiros, Niemeyer elaborou os projetos dos primeiros edifícios de Brasília, como o Catetinho (primeira residência do presidente JK na cidade), o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Museu Nacional, e inúmeras outras obras
Inauguração
À meia-noite do dia 21 de abril de 1960, Brasília foi oficialmente inaugurada. Nas ruas da cidade, as pessoas expressavam um clima de alegria e emoção. “Viramos no dia de hoje uma página da história do Brasil. Damos por cumprido o nosso dever mais ousado, o mais dramático dever”, disse o presidente Juscelino Kubitschek em seu discurso de inauguração.
Mensagem do Papa
O Papa João XXIII enviou uma mensagem em português que foi transmitida pela rede brasileira de rádio na inauguração da cidade de Brasília. O Papa afirmou que a inauguração da nova capital brasileira seria um momento de bênçãos ao país.
Lago Paranoá
Um dos cartões postais de Brasília é o Lago Paranoá. Ele foi formado junto com a construção da cidade através das águas represadas do Rio Paranoá. Em seus arredores existem diversas opções de lazer e praias artificiais.
Vista aérea
Olhando de cima, é possível enxergar o formato de um avião em Brasília. No entanto, essa não teria sido a ideia inicial. Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural Jarbas Marques disse que Lúcio Costa, arquiteto que planejou a cidade, teria feito o projeto para que a cidade tivesse o formato de uma borboleta.
Plano Original
De acordo com as ideias iniciais do planejamento estabelecido, Brasília deveria ser uma cidade que transformaria a sociedade brasileira. A população viveria em moradias igualitárias nas chamadas “zonas comunitárias”, No entanto, isso não foi visto na prática. A elite ficou com as melhores regiões e a classe baixa precisou se alocar nas periferias. Isso se reflete até hoje, já que a capital do Distrito Federal possui um dos metros quadrados mais caros do Brasil.
Patrimônio cultural
A Capital Federal do Brasil recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 7 de dezembro de 1987. A cidade possui 112,25 km² de área, o que faz com que seja a maior área tombada em todo o mundo.
Sem esquinas
Brasília fica em uma região chamada de Planalto Central, o que explica alguns detalhes interessantes sobre a construção da cidade. Brasília não tem esquinas. O local é dividido em quadras e setores e, em vez de esquinas, as principais ruas e avenidas da cidade tem um formato de “tesoura”.
População
A população de Brasília é uma das mais miscigenadas de todo o Brasil, já que a maioria das pessoas que por lá moram nasceram em outras regiões doo Brasil. De acordo com o IBGE, a cidade tem 2.974.703 de habitantes, o que a coloca como a 3ª maior cidade em população do país.
A maior bandeira do mundo está em Brasília
A maior bandeira do mundo está na praça dos Três Poderes, que tem esse nome pois é lá que estão localizados os edifícios que representam os três poderes da república: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal). A bandeira do Brasil hasteada nessa praça tem 286m² e foi confirmada pelo Guinness Book como a maior bandeira hasteada em todo o mundo.
Maior que o Central Park
Brasília também abriga o maior parque urbano de toda a América Latina. Trata-se do Parque da Cidade de Brasília, que possui 420 hectares e é maior que o famoso Central Park, em Nova York.
Maior lixão da América Latina
Até 2017, Brasília tinha o maior lixão da América Latina. O Lixão da Estrutural teve suas atividades encerradas no começo de 2018. Eram mais de 70 metros de altura de lixo com mais de 40 milhões de toneladas acumuladas