Nova gestão do TST toma posse em Brasília

Vieira de Mello Filho assume a Presidência; Caputo Bastos é vice e José Roberto Pimenta, corregedor-geral (biênio 2025/2027)

Tribunal Superior do Trabalho (TST) empossou, nesta quinta (25), sua nova cúpula: Luiz Philippe Vieira de Mello Filho (presidente)Guilherme Caputo Bastos (vice-presidente) e José Roberto Pimenta (corregedor-geral). A solenidade contou com a presença do presidente Lula e de autoridades dos Três Poderes.

Mineiro de Belo Horizonte, Vieira de Mello Filho ingressou na magistratura trabalhista em 1987 e é ministro do TST desde 2006. Já dirigiu a Enamat (2018–2020), foi vice-presidente (2020–2022) e corregedor-geral na última gestão, além de representar o Tribunal no CNJ (2021–2023). Ao assumir, reafirmou a missão de manter a Corte como referência de justiça social e dar voz aos trabalhadores invisibilizados.

vice-presidente Caputo Bastos, natural de Juiz de Fora, tem formação em Ciências Econômicas (CEUB) e Direito (UnB), com pós-graduações em Direito do Trabalho no Brasil e na Espanha e doutorado em Direito Desportivo. Ingressou na magistratura em 1989, foi desembargador do TRT-23 e ocupa o cargo de ministro do TST desde 2007. Já exerceu a Corregedoria-Geral e representou o Tribunal no CNJ.

Como corregedor-geralJosé Roberto Pimenta compõe a direção que conduzirá o TST no biênio 2025/2027, com o desafio de orientar a Justiça do Trabalho em meio às transformações nas relações laborais, preservando eficiência e segurança jurídica.

A cerimônia de posse foi seguida por coquetel no Villa Rizza, em Brasília.