Governador Ibaneis Rocha reforça inclusão com programas como Aluguel Social e Prato Cheio; cadastramento começa nos próximos dias
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai ampliar o acesso de pessoas com deficiência (PcD) a benefícios sociais e moradia gratuita. O anúncio foi feito neste sábado (20) pelo governador Ibaneis Rocha, durante evento em Ceilândia Norte, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Segundo o chefe do Executivo local, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) estarão, já na próxima semana, nas comunidades e na sede do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped-DF) para realizar o cadastramento de PcDs interessados nos programas Prato Cheio e Aluguel Social.
Moradia gratuita e mais dignidade
Entre as medidas anunciadas, o governador garantiu a destinação de novas unidades habitacionais para pessoas com deficiência. Segundo ele:
“Vamos cadastrar todos para poder pagar tanto o Prato Cheio quanto o Aluguel Social. Também garantimos que parte das moradias sociais seja reservada ao público PcD”, afirmou.
A proposta visa ampliar o acesso à moradia digna e à segurança alimentar, fortalecendo políticas públicas inclusivas e alinhadas com os direitos das pessoas com deficiência.
Mais de 600 carteirinhas de identificação entregues
O GDF também destacou os avanços recentes na identificação formal de PcDs e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Até agora, mais de 600 carteirinhas foram emitidas, contemplando cidadãos de seis regiões administrativas do DF.
Essas carteirinhas facilitam o acesso a prioridades em atendimentos, transporte e serviços públicos, além de reforçar a visibilidade e o respeito à cidadania das pessoas com deficiência.
Evento reforça protagonismo das PcDs
O anúncio foi feito durante ato promovido pelo Mohciped-DF, organização que atua na defesa dos direitos das PcDs, especialmente no que diz respeito ao acesso à moradia, transporte e inclusão social. O evento reuniu lideranças, famílias e representantes do governo em um momento simbólico de valorização e escuta ativa da comunidade.
O governador reafirmou o compromisso do GDF com políticas públicas estruturantes, capazes de garantir mais autonomia, inclusão e dignidade às pessoas com deficiência no DF.