Evento ocorre de 12 a 20 de setembro com mostras competitivas, sessões infantis, lançamentos de livros e programação gratuita; exibições serão no Cine Brasília e em seis polos, incluindo Sesc Estação 504 Sul, Sesc Setor Comercial Sul e Samambaia
O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece de 12 a 20 de setembro com uma programação descentralizada que levará mostras competitivas, sessões infantis e oficinas para várias Regiões Administrativas do Distrito Federal. Além das tradicionais exibições no Cine Brasília, o festival ocupará o Complexo Cultural de Planaltina, o Sesc Gama, o Sesc Ceilândia, o Sesc Estação 504 Sul, o Sesc Setor Comercial Sul e, pela primeira vez, Samambaia, com sessões ao ar livre. O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) também sediará atividades do Ambiente Petrobras de Mercado.

Com realização e apresentação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF em parceria com o Instituto Alvorada Brasil, a 58º edição do Festival de Brasília é apresentada e patrocinada pela Petrobras, conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, LIC e Lei Rouanet, além de contar com patrocínio master do BRB e YouTube e patrocínios da Claro e Sebrae.
O mais longevo festival de cinema do país exibirá mais de 80 filmes nas mostras Competitiva Nacional, Mostra Brasília (com produções do DF), e das Mostras: Caleidoscópio, Festival dos Festivais, Coletivas Identidades, História(s) do Cinema Brasileiro, Clássicos Brasileiros. Além da exibição de filmes para o público infantil com o Festivalzinho e a exibição de Sessões Especiais. (Veja a programação completa no site).
Programação em Planaltina (Complexo Cultural)
O início da programação em Planaltina será no dia 13 de setembro às 19h com coquetel de abertura e apresentação de DJ. Em seguida terá início a exibição dos filmes da Mostra Competitiva Nacional que segue até o dia 19/09 sempre às 19h45 no Complexo Cultural de Planaltina. De 15 a 19/09, às 9h30, ocorrem as sessões infantis do Festivalzinho, e às 15h, a Mostra Brasília. A região também sedia a oficina Agentes do Cinema: aprenda a filmar ideias com o celular, voltada para estudantes da rede pública, entre 16 e 19 de setembro.
Programação no Gama e em Ceilândia (Sesc)
O Sesc Gama e o Sesc Ceilândia exibem, de 15 a 19/09, o Festivalzinho às 9h30 e a reprise da Mostra Brasília às 19h45. Em Ceilândia, serão oferecidas oficinas gratuitas no Centro Educacional: Cinema e imaginários periféricos, com Adirley Queiróz, e Corpo, Câmera, Ação! – Oficina de atuação para cinema, com Wellington Abreu.
Programação no Sesc Estação 504 Sul
A programação no Sesc Estação 504 Sul terá início no dia 15/09 às 11h com a exibição da Mostra Clássicos do Cinema Brasileiro. De 15 a 20/09, o espaço recebe a Mostra Competitiva Nacional às 14h30. O espaço também recebe de 16 a 20/09 a exibição da Mostra Brasília às 11h.
Entre 15 e 19/09, sempre às 11h, às 17h e 19h, serão exibidos filmes das mostras Clássicos do Cinema Brasileiros, Festival dos Festivais e Coletivas Identidades, além de lançamentos de parceiros como a Globoplay, com o filme “Chico Anysio: Um Homem À Procura de Um Personagem”, de Bruno Mazzeo, e o Canal Brasil, com “Paloma”, de Marcelo Gomes.
Programação no Sesc Setor Comercial Sul
No sábado (13/09), às 14h, a Mostra História(s) do Cinema Brasileiro exibe “Relâmpago de crítica murmúrios de metafísica”, de Júlio Bressane e Rodrigo Lima. Às 17h, a Mostra 60 Anos do Festival de Brasília apresenta curtas de Kleber Mendonça Filho, e às 18h30, a Mostra Clássicos do Cinema Brasileiros exibe “Terceiro Milênio”, de Jorge Bodanzky. No domingo (14/09), às 11h haverá a exibição da Sessão Especial Curtas da Caravana Farkas Viramundo. O espaço também exibirá a Mostra História(s) do Cinema Brasileiroàs às 14h e às 18h30 e a reprise da Mostra Competitiva Nacional às 16h.
Novidade: Cine Céu em Samambaia
O Festival chega a Samambaia nos dias 17, 18 e 19 de setembro (quarta, quinta e sexta), sempre às 19h, com o Cine Céu, promovendo sessões gratuitas ao ar livre para a comunidade. A atração principal será a exibição do grande clássico brasileiro: O Auto da Compadecida 2.
Cine Brasília
As sessões principais da Mostra Competitiva Nacional (13 a 19/09 às 21h) e da Mostra Brasília (15 a 19/09 às 18h) serão exibidas diariamente no Cine Brasília. O público também poderá desfrutar da Área de Convivência com praça de alimentação e apresentações de DJs todas as noites, a partir das 20h, com nomes como Dj Pezão e Barata do Sistema Criolina, e das festas Confronto Soundsystem, Balansoul, Pororoca, Pequila, Delírio Tropical e Toranja.
Lançamentos de Livros
A programação inclui ainda lançamentos de livros na Área de Convivência do Cine Brasília, com títulos como Casulo ao mar: tempo e solidão nos filmes de Marcelo Ikeda de Marcelo Ikeda e Arthur Gadelha (13/09 às 18h30); Viver o medo, de Jean-Claude Bernardet e Sabrina Anzuategui (14/9 às 18h30), Imagens de uma busca de si, de Márcio Andrade (15/09 às 18h30), Cultura é Poder: Reflexões sobre o papel da cultura no processo emancipatório da sociedade brasileira, de Jandira Feghali (16/09 às 18h30), e Clodo, Climério e Clésio: a Profissão do Sonho, de Dea Barbosa e Severino Francisco (19/09 às 18h30).
Ingressos
Os ingressos para todas as sessões da Mostra Competitiva Nacional (13 a 19/09) estarão à venda a partir do dia 13/09, no site ingresso.com e na bilheteria do Cine Brasília a partir das 14h, todos os dias. (R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada.)
Todas as outras Mostras do Festival terão entrada gratuita, sem retirada de ingressos. As Sessões estarão sujeitas à lotação.
Conferência do Audiovisual
A 5ª Conferência Audiovisual ocorrerá na Área de Convivência do Cine Brasília de 16 a 20/09, sempre às 10h, com debates abertos ao público sobre temas como a regulação do streaming no Brasil, a utilização da Inteligência Artificial na produção audiovisual, a industrialização do setor e a chegada da TV 3.0. Também haverá debates no dia 18/09 às 14h e às 16h, no dia 19/09 às 14h e no dia 20/09 às 15h. (Veja a programação completa no site).
Debates sobre os filmes
Os debates com realizadores dos filmes da Mostra Competitiva Nacional ocorrerão no dia seguinte às exibições, sempre às 10h, no hotel Ramada Brasília Alvorada. A atividade é aberta ao público.
Os debates dos filmes da Mostra Brasília serão realizados de 15 a 19/09 no auditório do Cine Brasília sempre às 21h15.
Encerramento e Premiação
O Festival se encerra no sábado (20/09) com a exibição do longa brasiliense A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, seguida da cerimônia de premiação. Serão concedidos prêmios do Júri Oficial e Júri Popular para longas e curtas-metragens nas categorias de Melhor Filme, Fotografia, Direção de Arte, Trilha Sonora, Edição de Som e Montagem. Os filmes da Mostra Brasília concorrem ao 27º Troféu Câmara Legislativa.
Mesa internacional e Masterclass
O Cine Brasília também vai receber outras atividades abertas ao público como o Painel sobre Tendências Globais no Audiovisual (16/09 às 16h), e duas Masterclass: A beleza na direção audiovisual com Yasmin Thayná (14/09 às 16h) e Curadoria em cinema: do pensamento em ação com Amaranta César e Janaína Oliveira (19/09 às 19h).
Ambiente Petrobras de Mercado
A 7ª edição do Ambiente Petrobras de Mercado ocorrerá entre 15 e 17 de setembro no Cine Brasília, Espaço Cultural Renato Russo e Sesc da 504 Sul, com Rodadas de Negócios, Pitchings e debates com o objetivo de fomentar o setor audiovisual. A atividade exige inscrição prévia e é voltada para realizadores, diretores e produtores. (Saiba mais)
Oficinas
O Festival oferece uma programação formativa em diversas regiões do DF, com nove oficinas gratuitas para crianças, jovens, profissionais do audiovisual, críticos e estudiosos, realizadas de 13 a 19 de setembro. As oficinas acontecem no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), no Cine Brasília, no IESB Asa Sul, na Universidade de Brasília (UnB) e em escolas da rede pública de Planaltina e Ceilândia. (Saiba mais)
Games
O Festival de Brasília abre espaço para debater, criar e conectar o universo dos jogos ao cinema. No dia 16/09, uma mesa redonda discute Propriedade Intelectual e o Uso de IA nos Games e no dia 17/09, acontece o Pitching de Games, reunindo criatividade, tecnologia e audiovisual. Ambas atividades acontecem no Cine Brasília e são abertas ao público.
Serviço
58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Data: 12 a 20 de setembro de 2025
Locais: Cine Brasília, Complexo Cultural de Planaltina, Sesc Gama, Sesc Ceilândia, Sesc Estação 504 Sul, Sesc Setor Comercial Sul, Espaço Cultural Renato Russo, Samambaia (Cine Céu)
Programação completa: festcinebrasilia.com.br
Redes Sociais: @festbrasilia