Vimos o dólar ontem renovar a sua máxima no ano ao bater R$ 5,7009. Já para o final da sessão perdeu um pouco de força e fechou a R$ 5,6648, avançando 0,20%
Movimento de desvalorização do real se deve principalmente ao embate Lula x Campos Neto. Enquanto presidente do executivo acusa o presidente do BC de fazer uma condução da política monetária com viés político, o presidente do BC responde dizendo que está fazendo uma gestão técnica. Essa instabilidade e ruídos afastam os investidores estrangeiros e diminui o apetite pelo real, fazendo com que o dólar suba. Contudo, as taxas de juros norte-americana no maior patamar da última década ajuda para haver uma fuga de capital estrangeiro.
Prevista para hoje às 16:30, haverá uma reunião convocada pelo presidente Lula com seus ministros e secretários da área econômica para discutir a questão do dólar. Se antes os governos podiam atuar livremente na taxa de câmbio com venda de divisas através dos leilões de swap e de linha, hoje não há mais liberdade para intervir diretamente no câmbio graças a independência do BC.
É preciso ter outras alternativas para fazer com que a cotação abaixe. Há algumas especulações de que o IOF pode até baixar sua alíquota — algo negado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad — contudo, acredito que o governo deva aproveitar essa reunião para mostrar ao mercado que está disposto a conter despesas rumo ao equilíbrio fiscal.
Sobre Elson Gusmão
Elson Gusmão é o Diretor de Câmbio da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país.
Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 8 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio de moedas e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.
Sobre a Ourominas
A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.
Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).
Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).
Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.