Evento da Federação Hípica oferece espetáculo nas competições, com entrada franca
Um espetáculo de graça e coragem é o que promete o Campeonato Brasiliense de Amazonas, que será realizado do dia 3 ao dia 5 próximos, na Sociedade Hípica de Brasília. O evento é organizado pela Federação Hípica de Brasília e reunirá competidoras da região, que buscam a vitória, superando desafios e emocionando o público que prestigiar o campeonato.
A campeã brasileira de 2022, Renata Vieira, de 19 anos, está se preparando para a competição há muito tempo. Perdeu sua égua principal. Agora, está trabalhando com os cavalos do pai e do irmão. “São cavalos jovens, que ainda estão em formação, mas vamos disputar confiantes a categoria de 1,20 metro”, diz.
Renata sabe que essa categoria será muito concorrida, “com amazonas excelentes e cavalos muito bons, com boas instruções”. A jovem está animada para competir e avalia que o Campeonato Brasiliense de Amazonas é uma oportunidade de mostrar a importância de se ter mulheres no alto rendimento do esporte em Brasília.
“Esse é um campeonato muito esperado durante todo o ano. É muito charmoso e preparado para ter a melhor qualidade, para acolher as amazonas e incluir todos no meio hípico”, afirma Renata. Para ela, agora só falta as mulheres chegarem às provas de 1,50 m, 1,60 m e IGP.
O presidente da Federação Hípica de Brasília, Almir Vieira, explica que estarão na disputa atletas de diferentes idades e níveis de experiência. “A competição será uma vitrine de estilo, destreza e cumplicidade entre amazonas e seus equinos. É um campeonato que celebra a dedicação e o compromisso das amazonas com o hipismo”.
Segundo Almir Vieira, a federação está organizando “um belo evento e todos estão convidados a assistir, além da entrada franca e a expectativa é de um espetáculo que vai deixar saudade”. Além do campeonato que reúne as amazonas, estará ocorrendo também a 10ª etapa do ranking da Federação Hípica de Brasília 2023.
Provas
Todas as competições serão realizadas no picadeiro coberto Heitor César Pimenta, por causa das condições climáticas. As provas matutinas começam às 9:00 de sexta-feira, 3, com a participação das concorrentes com até 8 anos de idade, sem cronômetro. Às 11:00, os saltos de 1,20 emocionarão o público. Às 12:30, serão realizadas as provas Top, com cronômetro, e a etapa Pré-Júnior Jovem Cavaleiro, Top, Amador Top, Master Top e Sênior, todas com cronômetro. A programação na sexta vai até às 16:30, com saltos de 0,90m e de 1,10 com cronômetro.
No sábado, a partir das 8:00, será a vez das amazonas com idades de 13 a 18 anos, com faixa de tempo ideal, incluindo saltos de 0,90m e etapa Minimirim, Jovem Cavaleiro B e Abe, com faixa de tempo ideal e etapa Amador B para desempate. Às 10:30, haverá etapa CN 05 anos sem cronômetro e CBrS Amazonas A. Também as etapas pré-mirim, Jovem Cavaleiro A, Amador A e Master A, com cronômetro.
A etapa CN 6 anos sem cronômetro e a CBrS Amazonas ocorrerão às 12:30 de sábado, enquanto a etapa CV 7/8 sem cronômetro e a CBrS Amazonas Top, com percurso com tempo concedido, serão disputadas às 13:30. No sábado, haverá ainda provas às 14:30 (Etapa Escola Preliminar e CBrS Amazonas 0,60m) e às 16:30 – Etapa Escola Principal, com faixa de tempo ideal, e CBrS Amazonas 0,80m, também com faixa de tempo ideal.
No domingo também o espetáculo começa às 8:00, com saltos de 0,60m e 0,80m. Às 10:30, os satos vão a 0,90m, com faixa de tempo ideal, englobando Etapa Aberta, CBrS Amazonas, Minimirim, Amador B e Master B. Às 13:30, os cavalos vão a 1,30m e, às 14:30, a 1,20m. O fim de semana na hípica termina às 16:30, com provas de 1,10m do CBrS Amazonas A, com tempo concedido, e Etapa Pré-Mirim, Jovem Cavaleiro A, Amador A e Master A, desempate.
Serviço:
Campeonato Amazonas
Dias: 3 a 5 de novembro
Local: Sociedade Hípica de Brasília
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.fhbr.com.br ou @fhbr_hipismo