O comprometimento com a prevenção do câncer de pele e com a conscientização sobre o uso do protetor solar precisa ser assunto sério no seu dia a dia
Além dos cuidados diários com a saúde da pele, a fotoproteção diária, principalmente durante o verão, é essencial para evitar o fotoenvelhecimento e manter a pele saudável e bonita. Por isso, respondemos aqui às principais dúvidas sobre como escolher o protetor solar, o modo correto de utilizar o produto no rosto e no corpo e adaptar sua rotina de cuidados durante a estação mais quente do ano. Confira!
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Quantas vezes por dia reaplicar o protetor solar?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas.
No entanto, durante o verão, podemos transpirar mais e nos expor mais à água, seja na praia ou na piscina.
Por isso, é aconselhável reaplicar o protetor solar facial e o corporal em intervalos regulares sempre que praticar atividade física, situações que provocam suor excessivo e entrar em contato com a água.
Qual o melhor protetor solar para o rosto?
Dê sempre preferência a um protetor solar facial para cuidar da pele do rosto. Sua formulação é adaptada para proteger a pele do rosto respeitando as suas características.
Outra medida importante em como escolher o protetor solar para o rosto é avaliar seu tipo de pele, se é seca, mista, oleosa e sensível, buscando o dermocosmético específico para cada caso.
Outro ponto importante é optar por um alto FPS (fator de proteção solar). Quanto maior o FPS, maior o nível de proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Somar o FPS do protetor e de outros produtos aumenta a proteção?
Não. Usar um protetor solar com FPS 50 com, por exemplo, uma base FPS 20 não soma o poder de proteção dos produtos.
Na verdade, o protetor solar deve ser o último produto a ser aplicado na rotina de skincare e deve ser aplicado na quantidade correta e reaplicado quando necessário para garantir a barreira protetora contra os raios UVA e UVB.
Só o protetor solar facial é suficiente em dias nublados?
De modo algum. É extremamente importante também proteger a pele do corpo com um protetor solar de alto FPS durante o verão, mesmo nos dias em que as nuvens estiverem no céu.
Mesmo durante os dias nublados, a radiação solar atravessa as nuvens e danificam a pele caso ela esteja exposta e desprotegida.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Usar protetor impede o bronzeamento?
Não! Na verdade, ele é necessário para garantir um bronzeado saudável, bonito e duradouro.
Quem busca o bronzeado do verão deve utilizar protetor solar com FPS de mínimo 30 e se expor ao sol de forma segura e gradual, evitando os horários de pico de irradiação solar, entre 10h e 15h, para evitar queimaduras.