Interessados devem preencher formulário online de 22 de novembro a 4 de dezembro. Conheça pré-requisitos e detalhes do processo seletivo.
A Escola de Música de Brasília (EMB) abre processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos de educação profissional técnica de nível médio e em cursos de qualificação profissional, para o primeiro semestre letivo de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre 22 de novembro e 4 de dezembro (saiba mais abaixo).
Ao todo, são 473 vagas. O interessado deve de inscrever em apenas um curso, um turno e um tipo de vaga.
O interessado em entrar em um curso de educação profissional de nível médio deve ter conhecimento prévio no instrumento pretendido, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. A idade mínima é de 15 anos para vagas nos turnos matutino e vespertino, e 16 anos para vagas no turno noturno.
Esse processo seletivo é realizado em duas etapas:
- Teste de teoria e teste de percepção musical
- Teste prático individual presencial ou virtual (a depender do curso) e entrevista com o candidato
Já o interessado em se inscrever em um curso de qualificação profissional deve ter os mesmos pré-requisitos exigidos para cursos da educação profissional de nível médio. A diferença é que o candidato tem que estar cursando ou ter concluído o 8º ano do fundamental.
O processo seletivo é de etapa única, composta de teste prático individual e entrevista com o candidato, em modalidade presencial ou virtual. Para os instrumentos alaúde e trompa, a forma de ingresso é sorteio, realizado no dia 22 de dezembro, com resultado a ser divulgado no dia seguinte.
Entrevista e teste
A Escola de Música informa que o envio dos vídeos e respostas aos formulários/questionários correspondentes às entrevistas e testes deve ser realizado nos dias correspondentes ao período de inscrições, isto é, de 22 de novembro ao dia 4 de dezembro, pelo site.
A depender do curso, o teste de admissão é feito por envio de vídeo, teste presencial ou virtual. Para saber qual tipo de teste é voltado para o instrumento que deseja, acesse o edital.
Quanto aos vídeos, a EMB conta que eles devem ser gravados com câmera única (podendo ser de celular, na posição horizontal), posicionamento frontal (mostrando corpo, rosto e mãos, bem como os movimentos destes), sem cortes (tomada única, ou seja, vídeo contínuo) e sem edição de áudio/vídeo.
“No início do vídeo o candidato deverá falar o nome, o instrumento/curso e turno para o qual irá concorrer e anunciar o que irá tocar/cantar antes de cada música determinada pelos requisitos do curso escolhido”, informa a secretaria da Escola.
A EMB informa que a entrevista abrange, entre outros questionamentos, questões sobre:
- Disponibilidade de tempo para estudo
- Disponibilidade/acesso/posse do instrumento musical pleiteado para estudo
- De aquisição do instrumento
- Condições de identificação/percepção de elementos básicos musicais
- Se há alguma experiência pregressa do candidato com a área musical
Um formulário contendo as questões da entrevista vai ser disponibilizado junto ao formulário de inscrição, pelo site. A escola alerta que não serão fornecidas informações a respeito de datas, locais e horário de realização dos testes e divulgação de resultados por telefone.
Aulas
A EMB informa que durante o semestre letivo, os estudantes têm três modelos de aulas:
- Aulas de instrumentos musicais individuais ou coletivas
- Aulas teóricas coletivas e aulas práticas coletivas de música de câmara
- Performance, práticas de conjunto, pequenos grupos e grandes grupos
Segundo a secretaria da EMB, o estudante deve obter, no mínimo, 75% de frequência do total de horas letivas nas aulas presenciais/mediadas por recursos tecnológicos para a aprovação, em cada uma das unidades curriculares.
Inscrições para a Escola de Música de Brasília
- Quando: de 22 de novembro até 4 de dezembro
- Onde: pelo site
- De graça