Exames acontecem sábado (26), a partir das 10h. Saiba como participar.
No Brasil, mais de 2 mil pessoas são identificadas como superdotados ou superinteligentes. Para identificar brasileiros com QI acima do convencional, no sábado, 26 de novembro, Brasília e mais 19 cidades do país terão testes de avaliação.
O trabalho é feito pela Mensa Brasil, uma associação fundada em 1946, no Reino Unido, que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais.As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior.
“Trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, diz Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil.
A inscrição custa R$ 98 e os testes são presenciais, com acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O local e o horário do teste são informados de maneira individual e privada para os inscritos.
QI acima de 131
Em média, a população do Brasil apresenta um QI de 100 pontos, com uma variação de 15 pontos para mais ou para menos – 85 a 115. Superdotados, ou superinteligentes, tem um QI muito acima desta média e representam apenas 2% da população do planeta. Na avaliação de Sauaia, o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada.
“Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do País podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento organizado e abrangente destes indivíduos”, alerta Sauaia.
Para ser considerada uma pessoa com superdotação, pela Mensa, é preciso obter 131 pontos ou mais.
Quais são os sinais da superdotação?
De acordo com Rodrigo Sauaia, as crianças podem apresentar diversos sinais se superdotação como alfabetização precoce, raciocínio rápido, alto grau de curiosidade e memoria a longo prazo. Outros aspectos a serem considerados são:
- Dedicação e conhecimento em assuntos específicos
- Boa memória operacional (capacidade de executar uma tarefa enquanto manipula outro tipo de informação)
- Facilidade para discriminar sons ou visualizar detalhes de imagens
- Atenção elevada ao ambiente
- Vocabulário (crianças que apresem palavras difíceis rapidamente)
- Podem apresentar alta criatividade
- Rápida curva de aprendizado
- Aptidão em instrumentos musicais sem aula previa