Luzes foram projetadas no prédio na noite desta quarta-feira (5). Fotos de mulheres que enfrentaram doença ganharam espaço em exposições.
O Congresso Nacional, em Brasília, ganhou uma iluminação especial cor de rosa, na noite desta quarta-feira (5), para chamar a atenção sobre a importância de prevenir o câncer de mama. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa.
Além da cor, o prédio também recebeu projeções de frases escritas por mulheres diagnosticadas com a doença (veja vídeo acima).
A iniciativa é da ONG Recomeçar — Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. Além do câncer de mama, a ação quer estimular o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.
A partir da próxima segunda-feira (10), a ONG faz uma exposição de fotos de mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, na Galeria do Senado Federal e em outros órgãos públicos (veja cronograma abaixo).
‘Amor, I Love You’
A exposição “Amor, I Love You” apresenta fotos de mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama. Segundo Joana Jeker dos Anjos, presidente da ONG Recomeçar, a mostra retrata oito mulheres que tiveram em comum o diagnóstico de câncer de mama “e que conseguiram reconstruir a autoconfiança, autoestima e força para viver”.
Ações do Outubro Rosa no Distrito Federal
Durante todo o mês de outubro, a Secretaria da Mulher no Distrito Federal promove ações para reduzir a incidência de câncer de mama. A carreta do Sesc irá passar pelo Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural para realizar os seguintes exames:
- MAMOGRAFIA: 800 vagas para mulheres com idade entre 50 e 69 anos
- CITOPATOLÓGICO: 800 vagas para exames em mulheres com idade entre 25 e 64 anos
As interessadas devem fazer um cadastro prévio na administração das regiões administrativas visitadas ao longo do mês. É preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para agendar o exame.
O Ônibus Sesc + Saúde vai fazer 20 atendimentos por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. A interessadas devem apresentar o exame preventivo, com validade de até 1 ano, e teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.
A Secretaria da Mulher vai realizar também palestras sobre os cuidados preventivos e sobre o autoexame das mamas, além de orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero, entre outros assuntos.