WPP e Nvidia anunciaram parceria para adoção da inteligência artificial na produção e modificação de peças publicitárias
Maior agência de publicidade do mundo, a WPPdeu início a uma parceria com a produtora de chips Nvidia para criar anúncios a partir da inteligência artificial generativa. O acordo foi revelado pelas empresas durante a Computex Taipei, em Taiwan.
Com a IA, a empresa, que é proprietária de gigantes como Ogilvy, Wunderman Thompson, AKQA e VMLY&R, espera criar e modificar anúncios em minutos. “A IA generativa está mudando o mundo do marketing em uma velocidade incrível. Essa nova tecnologia transformará a maneira como as marcas criam conteúdo para uso comercial”, disse o CEO da WPP, Mark Read, em comunicado.
O primeiro vislumbre do que a tecnologia poderá fazer foi apresentado pelo CEO da Nvidia, Jensen Huang. Durante o Computex Taipei, Huang mostrou uma renderização realista de um carro passando por um deserto e exibiu uma rápida mudança de pano de fundo da cena, com a inclusão de uma rua chuvosa e de outros cenários. Com a IA, o mesmo carro poderia ser transportado digitalmente para várias ruas ao redor do mundo.
O novo ecossistema “supera os métodos atuais”, que envolvem horas de trabalho manual, segundo a agência. A plataforma permitirá que as equipes criativas da WPP integrem conteúdo de ferramentas como Adobe e Getty Images com IA generativa para produzir campanhas publicitárias “de forma mais eficiente e em escala”, segundo a rede americana CNN. Isso permitiria que as empresas produzissem grandes volumes de conteúdo publicitário, como imagens ou vídeos, “mais personalizados e imersivos”, acrescentou a empresa.
Ao Financial Times, o diretor de tecnologia da WPP, Stephan Pretorius, disse que o novo mecanismo de criação de conteúdo fará com que a agência seja capaz de criar 10 mil versões personalizadas de um mesmo conceito “em alguns minutos”, além de gerar campanhas comerciais “mais rapidamente, com mais eficiência e em escala”.