Empresa de automóveis implementou solução DHuO API Plus a fim de aprimorar segurança digital
A transformação digital no setor automotivo é responsável por criar inúmeras oportunidades e desafios, e a Volvo Car Brasil, com o objetivo de estar preparada para essas constantes mudanças tecnológicas, tem buscado se antecipar para atender às demandas e necessidades do mercado. Pensando nisso, a empresa, em parceria com a Engineering Brasil, do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, está reforçando a segurança de seu ambiente tecnológico por meio da ferramenta DHuO API Plus.
Com a ferramenta, é possível introduzir conceitos avançados de segurança para as APIs do ambiente, suportando múltiplos métodos de autenticação e autorização com políticas de acesso detalhadas. Isso garante que apenas usuários ou aplicações autorizadas possam acessar recursos específicos, utilizando, por exemplo, tokens de acesso como JWT para verificar permissões.
Segundo Paulo França, BDM Digital da Engineering Brasil, uma das principais transformações no setor automotivo é a criação de canais digitais para divulgar serviços e produtos. Esse tipo de plataforma permite oferecer informações detalhadas e personalizadas, além de personalizar a compra, conhecer melhor o comportamento do cliente e acompanhar toda a sua jornada de aquisição. Nesse contexto, há uma troca complexa de informações entre sistemas, principalmente por meio de APIs.
“A complexidade desse ambiente tecnológico cresce cada vez mais, trazendo novos desafios de gestão e segurança, principalmente relacionados a dados sensíveis e pessoais dos consumidores, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, comenta.
Para Claudio Marcheschi, gerente de Digital da Volvo Car Brasil, com a crescente interconexão entre sistemas e a dependência das APIs para a operação de negócios, reforçar a segurança do ambiente tecnológico tornou-se prioridade máxima. “Essa nova implementação do DHUO API Plus nos permite não apenas proteger melhor nossos ativos digitais, mas também oferecer a nossos clientes e parceiros a tranquilidade de saber que seus dados estão trafegando em um ambiente seguro”, diz.
Além das melhorias em segurança, o DHuO API Plus oferece benefícios adicionais, como a possibilidade de evolução da arquitetura com APIs BFF (Backends For Frontends), versionamento, controle de utilização, limites de tráfego, portal do desenvolvedor, catálogo, gestão do ciclo de vida, desempenho e escalabilidade com observabilidade. “Com as competências da Engineering associadas ao produto DHuO API Plus, sabemos que nossos objetivos serão alcançados com êxito”, afirma Marcheschi.
A parceria entre a Volvo e a Engineering Brasil já dura mais de cinco anos. “Quando nos deparamos com este novo desafio, chamamos a Engineering para nos apoiar durante toda esta jornada estratégica”, explica o executivo.
“Estamos muito orgulhosos de apoiar a Volvo Car Brasil nesta importante transformação habilitada com o incremento destas camadas de segurança. A implementação da ferramenta DHuO API Plus não apenas fortalece a segurança e a eficiência de suas operações, mas também abre caminho para a futura implementação de novas experiências. Essa parceria reflete nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência tecnológica, garantindo que nossos clientes estejam sempre à frente em um mercado em constante evolução”, finaliza Filippo Di Cesare, CEO LATAM do Grupo Engineering.
Sobre a Engineering Brasil
A Engineering Brasil é parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, com sede na Itália, com mais de 70 escritórios e aproximadamente 15.000 colaboradores na Europa, América do Sul e América do Norte.
A companhia ajuda as empresas a desenvolverem e evoluírem a sua vantagem competitiva por meio de uma abordagem orientada a negócios, colocando a Inteligência Artificial no centro de sua operação, explorando ecossistemas e plataformas digitais e adotando o mindset API First para reconfigurar e inovar a cadeia de valor, gerando novos modelos de negócios e uma melhor experiência do cliente.
Há mais de 15 anos no Brasil, sendo responsável por transformar operações como TIM, Claro, Sabesp, Eletrobras, Nestlé, Volvo, Pfizer, entre outras. Com mais de 1.000 colaboradores no Brasil, a companhia é uma das maiores e mais inovadoras empresas presentes no País e considerada um dos melhores lugares para se trabalhar.