Advogada mineira radicada em Brasília é referência na defesa das garantias constitucionais e prerrogativas da advocacia
A advogada Virgínia Afonso, conselheira federal da OAB, foi nomeada presidente da Comissão de Garantia do Direito de Defesa do Conselho Federal da OAB. A designação foi feita pelo presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, e representa a condução de uma das comissões mais estratégicas da entidade.
Criada em 2014, durante a gestão de Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a comissão tem como presidente de honra o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e atua diretamente na defesa do devido processo legal, da ampla defesa e das prerrogativas da advocacia — pilares centrais do Estado Democrático de Direito.
🧑⚖️ Legado jurídico e atuação firme
Filha do jurista Elder Afonso dos Santos, ex-juiz federal e respeitado criminalista, Virgínia também é prima do constitucionalista José Afonso da Silva, um dos nomes mais influentes do Direito Público no país. O compromisso com as garantias fundamentais sempre pautou sua trajetória na advocacia.
Radicada em Brasília há vários anos, a advogada mineira se destaca também pela defesa da participação feminina nos espaços de poder dentro da OAB, promovendo maior representatividade para as mulheres advogadas.
Casada com o desembargador federal Eduardo Morais da Rocha, Virgínia é reconhecida entre seus pares como uma voz firme na proteção das liberdades civis, do contraditório e das garantias constitucionais.