Veja como será esquema de segurança para eleições neste domingo, no DF

Secretaria de Segurança Pública (SSP) e forças de segurança afirmam que atuarão em locais de votação, de apuração de voto, e na prevenção e monitoramento de crimes eleitorais. Não há previsão de fechamento de vias.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as forças de segurança do Distrito Federal anunciaram, nesta quarta-feira, 28, o esquema de segurança reforçado para este domingo, 2, quando ocorre o primeiro turno das eleições deste ano.

De acordo com os órgãos, alguns prédios na Esplanada dos Ministérios, como o Congresso Nacional e as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos por grades. Por enquanto, não há previsão de fechamento de vias (veja mais abaixo).

O planejamento prevê que as 610 escolas que vão funcionar como locais de votação terão ações de policiamento reforçado. Além disso, a SSP-DF afirma que haverá proteção de locais de apuração de voto, segurança de juízes eleitorais, e prevenção e monitoramento de crimes eleitorais.

Quanto ao consumo de álcool, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que não haverá proibição do comércio de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Segundo a SSP, os órgãos de trânsito estarão atuando, em todo o DF, na fiscalização da alcoolemia ao volante.

Reforço no policiamento

Até o término do processo de votação, o GDF afirma que as escolas ficarão sob monitoramento da Polícia Militar, assim como os locais de apuração de votos e os cartórios eleitorais. Todo o efetivo disponível de forças de segurança estará atuando ou de sobreaviso, no domingo.

A Polícia Civil será responsável pela escolta dos juízes eleitorais e promotores. Já o Corpo de Bombeiros estará de prontidão para atuar em situações de emergência, quando necessário. Segundo a SSP, o Detran atuará no controle e organização do trânsito nas proximidades dos pontos de votação.

Unidades especializadas das polícias Militar e Civil — como Choque, Cavalaria, Operações Aéreas, Policiamento com Cães e unidades de operações especiais (Bope e DOE) — estarão de sobreaviso.

A Polícia Federal destacará equipes em cada uma das 19 zonas eleitorais, para atuar em casos de crimes eleitorais no dia do pleito. Caso as atividades ilícitas sejam confirmadas, os envolvidos serão direcionados à superintendência da PF, em Brasília.

Trânsito

De acordo com o planejamento do GDF, a Esplanada dos Ministérios não terá intervenções no trânsito e na movimentação de pedestres. Mudanças só ocorrerão em caso de necessidade, conforme avaliação do gabinete de gestão estratégica.

O Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, além do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos com gradis instalados pelos órgãos. Esses prédios contarão com segurança própria e reforço da Polícia Militar.

Detran, DER-DF, batalhões da PM e PRF farão o monitoramento de ruas e rodovias da capital. Intervenções pontuais poderão ser realizadas, caso haja necessidade de organizar o trânsito, segundo a pasta.