UnB mantém posição de 7ª melhor universidade federal do Brasil, em ranking internacional

Instituição teve queda na pontuação em relação ao ano anterior, mas permaneceu na mesma colocação. Entre todas universidades do país, UnB ocupa a 14ª posição, na lista da revista inglesa Times Higher Education.

A Universidade de Brasília (UnB) é a 7ª melhor universidade federal e a 14ª melhor instituição de ensino superior do país, entre instituições públicas e privadas, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2023 (THE).

O levantamento, divulgado na última quarta-feira (12), é baseado em 13 indicadores, divididos em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Renda com a Indústria e Reconhecimento Internacional.

No ranking deste ano, a UnB teve redução de notas em duas categorias, em comparação ao ranking do ano passado. Apesar das pontuações mais baixas, a instituição manteve a mesma posição na lista, em relação ao anterior.

Colocação no ranking

Alunos no Instituto Central de Ciências (ICC), na Universidade de Brasília — Foto: Emília Silberstein/UnB Agência
Alunos no Instituto Central de Ciências (ICC), na Universidade de Brasília — Foto: Emília Silberstein/UnB Agência

Das cinco áreas contabilizadas pelo THE, a UnB teve melhora em Pesquisa, Renda com a Indústria e Ensino, enquanto piorou em Citações e Reconhecimento Internacional.

A categoria Pesquisa foi a que teve maior aumento percentual na avaliação: 21,54% – passando de 13 pontos para 15,8. Em Renda com a Indústria, o avanço foi de 18,71%, subindo de de 41,7 para 49,5. Já em Ensino, a UnB pontuou 4,2% a mais que no ranking anterior – saindo de 26,2 pontos para 27,3.

Por outro lado, a maior redução foi na nota de Citações – responsável por 30% da pontuação total –, que passou de 35 para 23,5 pontos. Na categoria Reconhecimento Internacional, a redução foi de 31,5 para 31,2.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, comemora o aumento da classificação em Pesquisa e Ensino e Renda, apesar dos “seguidos cortes orçamentários para pesquisa no Brasil e com o aumento do número de instituições avaliadas”.

“Isso demonstra a competência de uma comunidade que se dedica incondicionalmente a fazer, com a melhor qualidade, aquilo que é base para as universidades: ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Para a reitora, a queda de um ponto no ranking demonstra a necessidade de continuar investindo em editais de pesquisa e no desenvolvendo da melhoria acadêmica:

“Será sempre uma prioridade para a Universidade de Brasília. Estamos analisando os dados de citação para orientar a nossa comunidade sobre a melhor forma de citar a Universidade de Brasília nos artigos científicos internacionais.”

Ranking THE 2023

O ranking, realizado pela THE – revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior, afiliada ao jornal The Times – levou em consideração 2,3 mil instituições por todo o mundo, entre elas, 73 brasileiras, sendo 39 federais.

Para este ano, foram analisadas 203 universidades a mais do que em 2022, o que corresponde a aumento de 10% das universidades analisadas em todo o mundo. Em ranking divulgado em julho, a UnB foi apontada pelo THE como a 15ª melhor universidade da América Latina.