Instituição teve queda na pontuação em relação ao ano anterior, mas permaneceu na mesma colocação. Entre todas universidades do país, UnB ocupa a 14ª posição, na lista da revista inglesa Times Higher Education.
A Universidade de Brasília (UnB) é a 7ª melhor universidade federal e a 14ª melhor instituição de ensino superior do país, entre instituições públicas e privadas, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2023 (THE).
O levantamento, divulgado na última quarta-feira (12), é baseado em 13 indicadores, divididos em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Renda com a Indústria e Reconhecimento Internacional.
No ranking deste ano, a UnB teve redução de notas em duas categorias, em comparação ao ranking do ano passado. Apesar das pontuações mais baixas, a instituição manteve a mesma posição na lista, em relação ao anterior.
Colocação no ranking
Das cinco áreas contabilizadas pelo THE, a UnB teve melhora em Pesquisa, Renda com a Indústria e Ensino, enquanto piorou em Citações e Reconhecimento Internacional.
A categoria Pesquisa foi a que teve maior aumento percentual na avaliação: 21,54% – passando de 13 pontos para 15,8. Em Renda com a Indústria, o avanço foi de 18,71%, subindo de de 41,7 para 49,5. Já em Ensino, a UnB pontuou 4,2% a mais que no ranking anterior – saindo de 26,2 pontos para 27,3.
Por outro lado, a maior redução foi na nota de Citações – responsável por 30% da pontuação total –, que passou de 35 para 23,5 pontos. Na categoria Reconhecimento Internacional, a redução foi de 31,5 para 31,2.
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, comemora o aumento da classificação em Pesquisa e Ensino e Renda, apesar dos “seguidos cortes orçamentários para pesquisa no Brasil e com o aumento do número de instituições avaliadas”.
“Isso demonstra a competência de uma comunidade que se dedica incondicionalmente a fazer, com a melhor qualidade, aquilo que é base para as universidades: ensino, pesquisa e extensão”, diz.
Para a reitora, a queda de um ponto no ranking demonstra a necessidade de continuar investindo em editais de pesquisa e no desenvolvendo da melhoria acadêmica:
“Será sempre uma prioridade para a Universidade de Brasília. Estamos analisando os dados de citação para orientar a nossa comunidade sobre a melhor forma de citar a Universidade de Brasília nos artigos científicos internacionais.”
Ranking THE 2023
O ranking, realizado pela THE – revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior, afiliada ao jornal The Times – levou em consideração 2,3 mil instituições por todo o mundo, entre elas, 73 brasileiras, sendo 39 federais.
Para este ano, foram analisadas 203 universidades a mais do que em 2022, o que corresponde a aumento de 10% das universidades analisadas em todo o mundo. Em ranking divulgado em julho, a UnB foi apontada pelo THE como a 15ª melhor universidade da América Latina.