Desde dezembro de 2021, viajantes precisavam somente de autorização digital, mas sistema que emite permissão está instável há meses. País anunciou que vai cobrar visto impresso no passaporte a partir de 18 de agosto.
Brasileiros com viagem marcada para o México têm enfrentado problemas para conseguir tirar o visto que permite entrada no país. O sistema que emite a autorização digital está instável há meses, e nesta semana, o governo mexicano informou que vai cobrar o visto impresso no passaporte a partir do dia 18 de agosto.
Atualmente, os viajantes que saem do Brasil para o México precisam apenas de um visto eletrônico, gratuito, emitido no site da embaixada. A medida é válida desde dezembro de 2021.
No entanto, mesmo antes da mudança que entra em vigor no próximo dia 18, quem tenta pegar a autorização pelo site afirma que já não consegue mais. Questionada, a Embaixada do México não tinha se manifestado até a última atualização desta reportagem.
A analista de sistemas Maria Eduarda está com a viagem marcada para o país nesta terça-feira (9). Ela tentou a autorização pelo site, mas recebeu um aviso de que o serviço estava indisponível, e a orientação para procurar a embaixada (veja abaixo).
“Tem um formulário normal, como se tivesse tudo certo, e simplesmente não funciona. A gente tenta, preenche tudo e só dá o pedido não autorizado”, explica Maria Eduarda.
Na próxima semana, o visto impresso no passaporte passa a ser obrigatório tanto para quem vai ao México como turista, quanto com fins comerciais e culturais. Para isso, é preciso agendar uma visita à embaixada do país em Brasília, ou aos consulados que ficam no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A autorização pode ser solicitada 30 dias antes da viagem, e dá o direito de permanecer no país por 180 dias.
Nesta segunda-feira (8), a fila para tirar o visto na capital era grande. O farmacêutico Jefferson Dias, planejou, durante dois anos, uma viagem para Cancun.
Mas não pôde embarcar porque não conseguiu a autorização eletrônica. Ele mora em João Pessoa e teve que vir à Brasília para tentar o visto na embaixada.
“Pedem pra agendar e esse agendamento não é possível, porque o site também está inconstante. Segundo o guarda, não existem mais vagas para agosto. E eu aqui vim na expectativa que eles tenham empatia de emitir essa autorização para que eu possa conseguir tentar remarcar a viagem mais uma vez”, conta o farmacêutico.