Presidente dos EUA disse que a cidade tem 13 homicídios por 100 mil habitantes, mas índice real é quase a metade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou números incorretos ao citar Brasília como uma das capitais mais violentas do mundo. Durante pronunciamento nesta segunda-feira (11/8), Trump afirmou que a capital brasileira registra 13 homicídios a cada 100 mil habitantes — dado que não condiz com os números oficiais.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a média é de 6,9 homicídios por 100 mil pessoas. Em 2024, foram registrados 207 homicídios, o menor número desde 1977, início da série histórica.
Já o Atlas da Violência 2025, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta taxa de 11 homicídios por 100 mil habitantes em Brasília — valor acima do da SSP-DF, mas ainda inferior ao divulgado por Trump.
Comparação com Washington D.C.
Trump mencionou Brasília ao anunciar estado de emergência em Washington D.C., citando a capital brasileira ao lado de cidades como Bagdá, Cidade do Panamá, San José, Bogotá e Cidade do México.
Segundo o presidente, Washington teria taxas de criminalidade “dobradas ou triplicadas” em relação a esses locais. Ele apresentou gráficos que, segundo ele, comprovariam o dado, mas não especificou as fontes utilizadas.
Ações anunciadas
Durante o pronunciamento, Trump declarou que vai enviar a Guarda Nacional para Washington e colocar a polícia local sob controle federal direto, invocando a Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia.