Trump compartilha mapa dos EUA, incluindo Groenlândia, Canadá, Venezuela

O presidente Donald Trump compartilhou uma imagem, aparentemente editada por IA, que o mostra sentado ao lado de um mapa dos EUA que inclui Groenlândia, Canadá e Venezuela enquanto fala com líderes europeus.

A foto, que Trump postou no Truth Social, parece ser uma versão editada de uma fotografia tirada quando líderes – incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen – foram a Washington, D.C., em agosto de 2025.

A Newsweek entrou em contato com a Casa Branca para comentar por e-mail fora do horário normal de trabalho e com o governo da Groenlândia.

Por Que Isso Importa?

Desde que retornou ao cargo em janeiro de 2025, Trump comentou repetidamente sobre a anexação do Canadá como o 51o estado. No início deste mês, ele postou uma imagem nas mídias sociais que o descreveu como o “Presidente Interino da Venezuela”, após a captura do líder Nicolás Maduro nos EUA.

O último post de Trump vem em meio à sua longa afirmação de que os EUA deveriam adquirir a Groenlândia, um território dinamarquês autônomo, por razões de segurança nacional. O presidente se recusou a descartar o uso da força militar para ganhar o controle da ilha do Ártico e ameaçou tarifas sobre aliados europeus resistentes a tal aquisição.

Como os líderes europeus prometeram solidariedade com a Dinamarca e a Groenlândia, a postagem nas mídias sociais ressalta a crescente divisão diplomática entre Washington e o continente.