Uso da inteligência artificial em câmeras e controladores de acesso aumenta segurança na gestão de condomínios, escolas e empresas
A inteligência artificial (IA) já faz parte de nosso dia a dia e se insere em nossa rotina de inúmeras maneiras. Desde quando saímos de nossas casas para levar as crianças à escola e nos dirigimos ao trabalho até o momento em que retornamos, somos acompanhados por câmeras e soluções tecnológicas que permitem acesso a diversos locais por meio de reconhecimento facial e biométrico.
As soluções desenvolvidas pela empresa brasileira Intelbras se destacam como referência em qualidade e inovação, especialmente no que se refere à velocidade de leitura e identificação biométrica e facial.
Com 47 anos de história, a empresa oferece ao público uma linha completa de soluções com inteligência artificial para o monitoramento e o controle de acessos, a Bio-T. Essa linha é reconhecida por proporcionar mais segurança e agilidade para a circulação de pessoas em indústrias, condomínios, escolas, órgãos governamentais, hospitais, construções, bancos, entre outros.
“Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Nossas soluções tecnológicas conectam e aproximam as pessoas, facilitando seu dia a dia, a exemplo da linha Bio-T. Composta por produtos desenvolvidos com inteligência artificial de ponta a ponta e oferecidos a um custo acessível, essa linha é a prova de que entendemos das necessidades dos consumidores e do mercado”, explica o diretor-superintendente de segurança da Intelbras, Paulo Daniel Correa.
Aproveitar a tecnologia para gerenciar o acesso e monitorar as atividades diárias de empresas, instituições de ensino e condomínios, por exemplo, traz uma série de benefícios, como identificar riscos, aumentar a segurança e economizar recursos. No entanto, para implementar soluções de monitoramento eficientes, é essencial compreendê-las de forma adequada.
Os controladores de acesso facial da Intelbras têm poderoso hardware e inteligência artificial, que reconhecem os usuários cadastrados mesmo diante de variações no visual, como mudança de roupa, corte de cabelo, uso de óculos e até mesmo de máscara de proteção. Com alta velocidade de leitura, realizam o reconhecimento facial em até 0,2 segundo, tornando-se os equipamentos mais rápidos disponíveis no mercado brasileiro. Os produtos são equipados também com a tecnologia anti-fake, que identifica a profundidade da face, impossibilitando o uso de fotos e vídeos na tentativa de liberação dos acessos.
Eficiência e agilidade
Além dos recursos já oferecidos por controladores de acesso, a implementação de soluções tecnológicas unificadas de câmeras de segurança, alarmes de intrusão e incêndio com IA embarcada pode proporcionar ainda mais segurança aos estabelecimentos.
As câmeras da linha Future da Intelbras, por exemplo, têm recursos avançados que permitem detectar aglomerações de pessoas, atos de violência e comportamentos suspeitos, enviando alertas imediatos ao sistema. Além disso, essas câmeras são capazes de identificar características específicas, como tipo de roupa ou acessórios.
Dentro dessa linha de câmeras, as LPRS são úteis para aprimorar a gestão de estacionamentos em condomínios ou instituições de ensino com usuários fixos identificando automaticamente a placa dos veículos e permitindo a abertura automática das cancelas. Além disso, indicam os locais do estacionamento com vagas disponíveis.
Softwares inovadores
Para garantir que todas as soluções tecnológicas se conectem e funcionem em harmonia, é necessário o uso de softwares robustos. Um dos mais inovadores do mercado é o Defense IA da Intelbras. A ferramenta, que gerencia de forma unificada equipamentos de segurança eletrônica e faz o videomonitoramento de todo o sistema, pode ser utilizada em conjunto com câmeras, gravadores e controladores de acesso, e alarmes de intrusão ou de incêndio, auxiliando na gestão da segurança. Entre as funções estão contagem de pessoas, leitura de placas, busca forense e inteligências de comportamento.
O Defense IA se destaca por ser mais leve e intuitivo que outros softwares similares. Além disso, ele é capaz de gerenciar múltiplas inteligências com menos servidores, proporcionando uma solução mais econômica. Essa operação simplificada facilita a investigação de ocorrências e possibilita localizar pessoas e veículos em poucos cliques, o que resulta em uma redução de custos e maior eficiência nos projetos de segurança.
“Nos próximos anos, espera-se uma significativa expansão das tecnologias como as utilizadas no Defense IA, impulsionada pelo aprimoramento contínuo desses softwares, que vão oferecer novas funcionalidades e soluções cada vez mais compatíveis com as necessidades do mercado. Tudo isso impactará positivamente na segurança de diversos locais e eventos”, acrescenta Correa.