Setembro traz onda de calor ao DF; temperatura pode chegar a 36°C

Massa de ar quente e seco sobrevoa todo Brasil a partir desta segunda-feira (2), segundo a Climatempo. No DF, calor se intensifica a partir de quarta-feira (4). 

O Brasil enfrenta uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira (2), com temperaturas que podem chegar a até 40°C. No Distrito Federal, a previsão é que as altas temperaturas cheguem nesta quarta-feira (4), segundo a Climatempo. 

De acordo com os meteorologistas, uma nova massa de ar quente e seco se firma sobre o país nesta segunda-feira, prolongando o período de calor. Especialistas acreditam na possibilidade de novos recordes de temperatura nos próximos dias. 

No DF, a temperatura máxima pode chegar a 34°C, enquanto a mínima fica em torno de 19°C. Já a umidade relativa do ar pode atingir a mínima de 12%.

Desde sábado (31), a capital está sob alerta amarelo para baixa umidade, quando a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o ideal é 60%.

Há outros dois alertas para baixa umidade no DF: 

🟠 Entre 13h e 19h desta segunda-feira, há alerta laranja de perigo para baixa umidade, que deve variar entre 20% e 12%. 

🔴 Entre 13h e 17h, há alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade, que deve ficar abaixo de 12%. 

De acordo com a Climatempo, a expectativa é de chegada de chuva entre a segunda quinzena de dezembro e o início de outubro. No entanto, nesse período, as chuvas tendem a ser mais isoladas. Os meteorologistas esperam chuvas mais fortes só em outubro.