São Carlo Acutis: Papa aprova a canonização do jovem conhecido como “padroeiro da internet”

Dois livros da Paulinas Editora retratam a vida santificada deste jovem que é um farol de esperança e fé em um mundo cada vez mais digitalizado 

O Papa Francisco autorizou a canonização do chamado “padroeiro da internet”. Carlo Acutis, o jovem italiano que faleceu aos 15 anos vítima de leucemia, está prestes a se tornar o primeiro santo da era “millennial”. Reconhecido por sua devoção e evangelização pela internet, ele foi beatificado em 2020 após a confirmação de seu primeiro milagre, e agora, em 2025, será canonizado durante o Jubileu da Igreja Católica. Nascido em 3 de maio de 1991 em Londres, mas vivendo toda a sua vida na Itália, Acutis conquistou reconhecimento por seu trabalho em disseminar a fé cristã através da tecnologia, sendo frequentemente chamado de “padroeiro da internet”.

O reconhecimento de Acutis como santo é um marco significativo não apenas para a Igreja, mas também para a geração millennial, à qual pertencia. Millennials, nascidos entre o início da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990, encontram em Acutis não apenas um exemplo de fé e dedicação, mas também uma conexão com os desafios e oportunidades da era digital. Sua canonização destaca sua influência duradoura e sua capacidade de usar a tecnologia para promover os valores cristãos em um mundo cada vez mais conectado.

Além de seu impacto na internet, Carlo Acutis é lembrado por seu compromisso com os menos favorecidos. Descrito como acolhedor e generoso pelos cardeais que aprovaram sua canonização, ele frequentemente ajudava os sem-teto, necessitados e imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal. Sua vida breve, porém intensamente dedicada à fé e ao serviço aos outros, ressoa como um modelo para jovens católicos e uma inspiração para todos que buscam viver uma vida de significado e caridade.

O processo que culminará na canonização de Carlo Acutis incluiu a confirmação de dois milagres atribuídos a sua intercessão, o mais recente ocorrido na Costa Rica, em 2022, quando uma jovem foi milagrosamente curada após um grave acidente. A canonização de Acutis durante o Jubileu de 2025 simboliza não apenas a santidade individual, mas também a celebração da fé cristã em um mundo moderno, reafirmando sua relevância contínua e inspiradora para as gerações atuais e futuras. Dois livros da Paulinas Editora nos aproximam da história de Carlo Acutis, confira:

Não eu, mas Deus  Biografia espiritual de Carlo Acutis – Escrita por um jovem sacerdote português, esta biografia espiritual de Carlo Acutis, prestes a ser canonizado pelo Papa Francisco, busca divulgar sua vida como exemplo de santidade aos jovens de língua portuguesa. O fato de Acutis ser apenas um ano mais velho que o autor e já ter um processo de canonização aberto serviu de inspiração para refletir sobre o próprio crescimento espiritual. O reconhecimento das virtudes heroicas de Carlo pela Igreja, através do Papa Francisco, impulsiona o processo de canonização, marcando uma aprovação pública do seu culto.

Carlo Acutis: a vida além dos limites  Este livro retrata os breves quinze anos de Carlo Acutis, um adolescente comum que adoeceu aos 15 anos com uma leucemia fulminante e faleceu em 12 de outubro de 2006. Seu corpo foi honrado por uma peregrinação de pessoas que o conheciam, e muitos participaram de sua missa fúnebre. Sua vida comum deixou um impacto em muitos corações, desafiando-nos a sair de nossa zona de conforto. Carlo era um jovem comum, porém notável em sua harmonia especial. Seu legado inspira a viver plenamente, aproveitando cada momento. O livro serve como um convite para vivermos nossa vida com plenitude, assim como Carlo viveu a dele.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.