A indicação ocorreu após diversas reuniões feitas durante sessão na CLDF
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF (CLDF), que irá investigar os atos antidemocráticos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano, definiram, após uma semana de discussões, quem será o presidente da investigação. A indicação ocorreu depois de uma série de reuniões durante sessão desta terça-feira, 7.
Para a presidência da CPI, o nome de Chico Vigilante (PT) foi o indicado. Jaqueline Silva (Sem partido) será a vice; enquanto a relatoria fica com Hermeto (MDB).
A conquista da presidência pela oposição veio após muita discussão desde a última semana. Na oportunidade, foi oferecida a vice-presidência a Chico Vigilante, mas tanto ele quanto Fábio Felix (PSol) recusaram o posto por considerarem pouco importante.
O PT chegou a ameaçar se retirar da comissão caso não tivesse a reivindicação atendida. Após mais de uma hora de conversas com portas fechadas, o acordo foi feito e desfeito mais de uma vez. O principal entrave era o veto do GDF ao nome de Chico Vigilante.