Reta final de preparação para o Enem 2025: confira dicas para chegar bem no dia das provas

É fundamental que o candidato nesta reta final tenha uma boa gestão do tempo, consolidando também o momento de descanso

Nos dias 9 e 16 de novembro, exceto algumas cidades no Pará com provas marcadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro – por causa da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30)-, milhões de estudantes participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a prova é a principal forma de entrar em um curso superior. A prova conta com 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática

Segundo o professor do Colégio Marista de Brasília, Aldo Cavalcante de Almeida, neste momento, faltando poucas semanas para a prova, é preciso consolidar tudo que já foi estudado e direcionar para os assuntos que são recorrentes no Enem. “É fundamental praticar por meio de questões e dividi-las em blocos de áreas diferentes, para contribuir na identificação dos padrões de erros e acertos. Isso ajuda muito o estudante a entender os assuntos que precisam ter mais atenção ”, comentou.

Aldo também lembra que a criação de resumos e mapas mentais ajudam muito a melhorar o desempenho nos estudos e no trabalho ao organizar ideias, facilitar a memorização e a compreensão de informações complexas, estimular a criatividade, aumentar a produtividade e simplificar o planejamento e a transmissão de conhecimentos.

Além da prova objetiva, os candidatos terão de escrever uma redação sobre um tema de interesse social. No ano passado, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. 

“É necessário treinar a redação, assim o candidato incrementa seu repertório e aumenta a segurança na argumentação, alcançando melhores resultados, tendo em vista que a redação frequentemente tem um peso significativo na pontuação final”, disse o docente. 

Ainda de acordo com o especialista, é fundamental que o candidato nesta reta final tenha uma boa gestão do tempo, incluindo também o momento de descanso, pois o sono consolida a memória, a concentração, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a capacidade de raciocínio e criatividade, e permite que o cérebro consolide e armazene o conhecimento de forma eficaz, transformando informações temporárias em memória de longo prazo.