Última vez em que reservatório que abastece cerca de 64% do DF teve nível tão baixo foi em janeiro de 2018. Volume de referência para mês de outubro é de 41%.
O reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de água de 64% do Distrito Federal, chegou a 38,8% da capacidade, nesta quarta-feira (26). É o menor índice desde janeiro de 2018, quando a capital passava por uma crise hídrica, com racionamento no abastecimento.
Os dados são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Segundo o órgão, o nível desta quarta-feira está abaixo do valor de referência para o mês de outubro, que é de 41%.
Por conta da baixa quantidade de água, nesta quarta-feira era possível ver uma ponte submersa no reservatório. Segundo especialistas, é improvável que haja crise no abastecimento neste ano. Porém, a situação precisa ser monitorada no ano que vem.
Já o reservatório de Santa Maria, que abastece 19% da população do DF, estava com 73,9% da capacidade nesta quarta. O nível está acima do índice de referência, que é de 67%.
Pouca chuva
O baixo volume de água é influenciado pela pouca quantidade de chuvas neste mês. Em 26 dias de outubro, choveu apenas 22% do total previsto para o mês.
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), eram esperados 141 milímetros de chuva neste mês mas, até esta quarta-feira (26), tinham caído apenas 30 milímetros.
O especialista afirma que, pelo menos até este domingo (30), a expectativa de chuva é baixa. No entanto, a partir do dia 31 de outubro, uma frente fria deve chegar à capital e trazer, com ela, mais precipitação.