Renata de Paula é indicada ao ‘Oscar’ do cinema cristão por filme Entre Nós Outra Vez

Destaque como apresentadora em grandes emissoras como Band e RedeTV! e somando 25 anos de carreira em novelas e publicidades, a atriz agora se dedica a alinhar fé e propósito, e celebra primeira indicação ao FICC

Lançado em outubro, o filme Entre Nós Outra Vez já se consagrou como um marco para a carreira da artista paulistana Renata De Paula. Por sua personagem Dani, ela está concorrendo na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante no 9º Festival Internacional de Cinema Cristão (FICC). Considerada o Oscar do gênero, a premiação irá acontecer no dia 15 de novembro, em São Paulo.  

Entre Nós Outra Vez é um drama contemporâneo sobre vínculos familiares, tentações, amadurecimento e a difícil arte de recomeçar — quando o amor precisa ser mais forte que as feridas, e a presença vale mais que as promessas.

“Preciso sempre ressaltar a importância dessa indicação. É o meu primeiro papel de destaque em um longa-metragem e no segmento cristão, e eu já recebi esse reconhecimento. Faz tempo que desejava colocar meu trabalho a serviço do Reino. Vinha pedindo para que Deus me apresentasse o caminho, pois eu não queria mais perder tempo fazendo coisas que não estivessem conectadas ao meu propósito”, entusiasma-se.

Em sintonia com o seu momento pessoal, Renata recebeu o convite para integrar o elenco do filme dirigido pelo cineasta Luaran Lins de seu amigo, Alessandro Ramos, que também protagoniza a produção e é seu parceiro de cena.

Vilã? Nem tanto…

No filme, a atriz interpreta Dani, uma advogada bem-sucedida que se reencontra com um antigo amor, o colega de profissão Miguel (Alessandro Ramos), que atravessa uma crise em seu casamento. A reaproximação entre eles é o estopim para uma série de conflitos que envolvem o protagonista. 

Renata, no entanto, não hesita em defender sua personagem. “A Dani é uma mulher forte, decidida, que escolheu se dedicar à sua profissão. Abriu mão dos padrões de uma sociedade conservadora para construir uma carreira sólida, antes de pensar em se casar e construir uma família. Eu não a vejo como uma vilã, mas como alguém que representa muitas pessoas e não somente às mulheres”.

A produção aborda temas atuais e delicados como vício em pornografia, traição e isolamento, ao mesmo tempo em que destaca a importância das pessoas que estão ao nosso redor para superar as dificuldades. “Meu principal valor é a família, e a mensagem do longa gira em torno disso”, afirma Renata, que também enfrentou alguns desafios nos bastidores. 

Na época das gravações, ela se recuperava de uma cirurgia, o que inviabilizou temporariamente a realização de alguns movimentos.  “Eu não conseguia me vestir sozinha porque não podia erguer os braços, por exemplo. O cuidado e o carinho da produção fizeram toda a diferença”, relembra a atriz, que já se prepara para repetir a parceria com o diretor Luaran Lins. Seu próximo filme está previsto para começar a ser rodado em dezembro/2025.

Artista versátil

Mas o talento de Renata não está restrito à sétima arte.  Além de atriz, é apresentadora, locutora, palestrante, mentora e treinadora de comunicadores. Com 25 anos de carreira, seu sonho é estar em uma novela inteira — ela já fez uma participação especial em Carinha de Anjo, trama exibida pelo SBT. Na publicidade, atuou em campanhas publicitárias de grandes marcas, como Chevrolet, Vivo, Coca-Cola e Carrefour. Inclusive, entre 2017 e 2021, foi a voz oficial do Carrefour Brasil.

Também se destacou no comando de programas interativos na RedeTV! e na Band, além de participar do reality show Procura-se Um Apresentador, do canal Shoptime (2018). Em 2023, conquistou reconhecimento internacional em Dubai, nos Emirados Árabes, com seu método de treinamento batizado de Eu, Apresentador.

Nascida na cidade de São Paulo, criada na Cohab Cidade Tiradentes, Renata construiu uma trajetória marcada pela resiliência e paixão pela arte. Hoje, se divide entre a carreira, a maternidade — tem dois filhos, o Giovane e o João Gabriel — e a missão de usar seu talento para impactar vidas por meio da comunicação, sempre alinhada aos princípios cristãos.