A escola é lugar da criança se desenvolver como ser integral, ou seja, ampliar a sua capacidade motora, intelectual, mas também social e emocional
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica para crianças. Durante este período, antes do processo de alfabetização, ela amplia o contato com o mundo e já inicia o desenvolvimento de outros conteúdos além dos tradicionais acadêmicos. A escola proporciona diferentes experiências que desenvolvem a percepção sobre o outro e o entorno, assim como o seu corpo e mente. Ou seja, a educação infantil é essencial na formação da criança, pois é nela que se aprende habilidades e competências que consolidam o seu desenvolvimento físico, intelectual, relacional e social.
De acordo com a Unesco, são quatro os pilares básicos para a educação: aprender a conhecer, aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Isto significa que a criança tem o direito de aprender na escola a se conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Isso se traduz, nos campos de experiência da BNCC e nas 10 competências gerais em que a criança, através da mediação dos educadores, realiza atividades com diferentes linguagens para promover esse desenvolvimento, como música, contação de histórias, atividades motoras, entre outras.
Segundo estudos de Harvard College, trabalhar as habilidades socioemocionais, como gerir as emoções e saber se relacionar, resultam em melhores desempenhos acadêmicos, relações sociais e saúde mental, ao longo da vida. “Por isso, é importante que desde cedo as crianças na escola tenham contato com experiências que promovam o desenvolvimento socioemocional. Precisamos, urgentemente, compreender que habilidades como, colaboração, empatia, resolução de conflitos, entre outras, são conteúdos escolares e precisam de espaço dentro da escola para serem trabalhados”, diz Sofia Carvalho, pedagoga e fundadora da Associação Movimento Futuro.
“A escola, com um ambiente seguro e profissionais capacitados, é o melhor lugar para crianças refletirem sobre as suas emoções e relações e conseguirem promover mudanças no seu cotidiano. Quanto antes elas desenvolverem o olhar crítico e o sentimento de ser protagonista da sua história, mais cedo elas terão uma visão de mundo em que são fundamentais para a melhoria na qualidade de vida agora e no futuro”, finaliza Isabella Alchorne, pedagoga e fundadora da Movimento Futuro.
A Associação, que desde 2018 oferece uma metodologia inovadora e divertida para trabalhar as habilidades socioemocionais com os estudantes das escolas públicas e privadas de São Paulo, tem o objetivo de proporcionar uma educação transformadora, fundamental para a preparação do estudante para a vida adulta.
Sobre a Associação Movimento Futuro
O Movimento Futuro é uma associação sem fins lucrativos que trabalha com habilidades socioemocionais em crianças, adolescentes e adultos. As fundadoras Isabella Alchorne e Sofia Carvalho, acreditam que, pessoas que aprendem sobre como se relacionar e a gerir as próprias emoções, irão conseguir, de maneira crucial, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Além disso, elas oferecem consultoria para escolas que precisam de orientação para aplicar o Projeto de Vida.
Mais informações pelo site: https://movimentofuturo.org/
Fonte: Ana Velasco