Projeto traz curso gratuito de robótica para crianças e adolescentes no DF

Projeto abre 1,1 mil vagas em curso gratuito de robótica para crianças e adolescentes no DF

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SCTI) abriu 1,1 mil vagas para o Include, curso gratuito de robótica realizado em parceira com o Instituto Campus Party. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes entre 12 de 20 anos, estudantes de escola pública ou bolsistas de instituições privadas.

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 31 de julho. As aulas começam em agosto e o curso tem duração de cinco meses. São 90 novas oportunidades presenciais para cada um dos 12 laboratórios e 30 vagas para participação online.

Segundo a secretaria, o Include já capacitou mais de 2 mil jovens no Plano Piloto, no Sol Nascente, em Ceilândia, em Samambaia, no Gama, na Estrutural, no Café sem Troco, em Santa Maria, no Recanto das Emas, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), no Paranoá e no Itapoã.

Nas aulas, os jovens aprendem a desenvolver placas fotovoltaicas, trabalhar na automação de casas, construir robôs em impressoras 3D, pilotar drones, além de técnicas de web design.

Curso gratuito de robótica oferecido no Itapoã, no DF — Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Curso gratuito de robótica oferecido no Itapoã, no DF — Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Include

Segundo o Include, a proposta é transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da tecnologia. Para os alunos menores de 18 anos, o responsável precisa autorizar a matrícula do estudante.

No início da pandemia, o projeto funcionou de forma remota. Os alunos recebiam conteúdo online, e também material gráfico desenvolvido pelo programa para aqueles que não tinham acesso a computador e internet.