A maçã no logo da Apple tem sido uma constante desde os primeiros dias da empresa, e a mordida serve a um propósito distintivo há mais de 40 anos
A Apple possui um dos logotipos mais reconhecíveis globalmente, com uma maçã mordida no canto direito. Esse detalhe estético é intencional, contribuindo para a construção de uma identidade marcante e facilmente identificável.
Resumindo, a mordida na maçã do logo da Apple foi adicionada para proporcionar uma melhor percepção de escala. No momento de seu desenvolvimento nos anos 1970, o designer Rob Janoff considerou que a simplicidade do símbolo poderia levar as pessoas a confundirem a maçã com outras frutas, como cerejas.
Adicionar a mordida tornou mais fácil identificar, à primeira vista, que se tratava de uma maçã, que eventualmente se tornaria o ícone de modelos de iPhone ou iPad. Janoff revelou que, durante o processo de design, apresentou a Steve Jobs versões do logo com e sem a mordida, e o icônico CEO optou pela primeira opção.
Apesar da explicação simples por trás da mordida, houve outras teorias anteriores que foram desmentidas ou se tornaram parte da história. Uma delas envolve Alan Turing, considerado o pai da computação.
Certamente, Turing foi um gênio em várias áreas do conhecimento. No entanto, sua história também é marcada pelo fato de ele ter sido homossexual, o que era ilegal no Reino Unido durante sua vida.
Sim, em 1952, ele foi condenado por indecência, após as autoridades descobrirem seu relacionamento com um homem de 19 anos em Manchester. Dois anos depois, ele foi encontrado morto ao lado de uma maçã mordida envenenada com cianeto.
O logo da Apple tem um significado duplo: além da mordida, as primeiras versões foram feitas com as cores do arco-íris, que são um símbolo da comunidade LGBTI+.
A maçã de Isaac Newton
Dar um passo atrás pode levar os mais curiosos a questionar a origem do nome da empresa. Novamente, a explicação é mais simples do que se imagina.
Em uma entrevista de 1981, Jobs revelou que escolheu o nome simplesmente porque gostava de maçãs, sem nenhuma motivação especial. O nome completo da marca já estava presente na primeira identidade visual da Apple, em 1976.
A curiosidade intrigante é que o primeiro logotipo apresentava a ilustração de Isaac Newton, o qual formulou a teoria da gravitação após observar uma maçã caindo de uma árvore.
A composição de Newton sentado foi concebida pelo empresário Ronald Wayne, que deixou a Apple apenas dias após sua fundação. A marca por ele criada também não perdurou, pois foi considerada “difícil de reproduzir em um espaço pequeno” e substituída em apenas um ano.