Cerca de 100 profissionais da área participam de oficina voltada à criação de documento que irá nortear ações no DF nos próximos anos
Fortalecer a prevenção, o monitoramento e a resposta às necessidades da população do Distrito Federal. Com esse objetivo a Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, nesta quinta-feira (31), a elaboração da Política Distrital de Vigilância em Saúde (PDVS). A oficina, realizada no auditório da Universidade Paulista de Brasília (Unip), reuniu profissionais da área para discutir o texto do documento.
“Queremos que a política alcance tanto a diversidade quanto as necessidades específicas de cada região administrativa. O encontro de hoje é parte de uma construção que estamos realizando há dois anos”, aponta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins. A nova norma irá orientar as ações da pasta nos próximos anos.
Até sexta-feira (1º/11), cerca de 100 profissionais debaterão pontos essenciais para o setor, como epidemiologia, vigilância ambiental e sanitária e saúde do trabalhador. O primeiro dia incluiu discussões sobre estratégias inovadoras e atividades em grupo para desenvolver e revisar o documento norteador da política.
Entre os participantes está a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde do Núcleo Bandeirante (Nuval/NB), Keyla Brito. “Essa oficina é fundamental para podermos traçar planos desde já, especialmente no período de chuvas. É também uma forma de reforçar o compromisso de proteger a população de epidemias que possam ocorrer futuramente”, avalia.