Apreensão ocorreu durante nova fase da operação Sem Desconto, que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS
A Polícia Federal (PF) apreendeu uma Ferrari vermelha nesta sexta-feira (12/9), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão contra Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians.
A ação faz parte de uma nova etapa da operação Sem Desconto, que apura fraudes em descontos ilegais aplicados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o escritório Nelson Wilians Advogadosmovimentou R$ 4,3 bilhões entre 2019 e 2024 em operações financeiras classificadas como suspeitas. As transações foram registradas em Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) encaminhados à PF no âmbito da investigação que ficou conhecida como a “farra do INSS”.
Além da apreensão, a PF também prendeu em Brasília o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como um dos operadores do esquema. Já em São Paulo, foi detido o empresário Maurício Camisotti, suspeito de integrar a rede de fraudes.
As autoridades afirmam que a operação busca desarticular um sistema nacional de descontos associativos não autorizados, que afetou milhares de beneficiários da Previdência Social.