Com três variantes, novo Peugeot 3008 elétrico terá versões com 525 km e 700 km de autonomia e a mais potente terá dois motores e 320 cv
O SUV médio elétrico estreia em sua terceira geração, com um visual a lá Fiat Fastback e a estreia da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que futuramente veremos no Jeep Compass e em outros carros médios do grupo.
O destaque é a nova plataforma, que além dos elétricos, também poderá receber trens de força híbridos e plug-ins. E isso também ocorrerá com o novo Peugeot 3008 que nessas versões que serão apresentadas futuramente.
Além disso, a nova plataforma permitiu que o SUV crescesse, tendo agora 4,5 m de comprimento. A distância entre-eixos cresceu 64 mm em relação a geração passada, chegando a 2,74 m. Quem agradece são os passageiros do banco de trás, que terão um ganho considerável de espaço.
Não só no tamanho, mas o visual do 3008 também foi bem reformulado. Agora ele é um SUV cupê. Porém, se olhar de frente, ainda é possível ver alguma coisa da geração passada, mesmo com faróis full-led mais finos e “presas” reestilizadas.
A grade ganhou um efeito 3D quadriculado, que passa a impressão de ser aberta, mas na verdade é fechada – como em grande parte dos carros elétricos.
As luzes traseiras também são finas e interligadas por barra preta, assim como os faróis. A diferença é que na parte de trás ele carrega o nome da marca, enquanto na frente há o nome do carro. O vinco bem marcado em forma de “V” invertido passa uma impressão de maior largura ao 3008.
O charme, claro, é o caimento da carroceria “fastback”, que termina em um aerofólio. Isso tudo dá um ar de esportividade que o SUV não terá muito. Seus números de desempenho, divulgados pela Peugeot, são apenas razoáveis, já que o foco será a autonomia.
Em sua versão mais básica, chamada de Electric 210, que como o nome sugere, terá 210 cv e 35 kgfm, enquanto a bateria é de 73 kWh e pode chegar aos 525 km de alcance com uma carga. Nessa variante, o E-3008 pode ir de 0 a 100 km/h em 8,7 s.
A versão intermediária é para quem quer ainda mais alcance. Chamada de Electric 230 Long Range, ela também tem só motor dianteiro, mas com 20 cv a mais e mesmo torque da Electric 210. Seu trunfo está está na bateria maior, de 98 kWh, que entrega uma autonomia de 700 km. Entretanto, como ele fica mais pesado a maior potência apenas mitiga o desempenho menor, com o tempo de 0 a 100 km/h subindo para 8,9 s.
No topo da gama está a Electric 320. Ela é a única com tração integral, já que ganha um motor elétrico no eixo traseiro de 110 cv, que combinado com o dianteiro, chega a uma potência total de 320 cv. O torque combinado não foi mencionado, mas sabemos que o motor adicional tem 17 kgfm, além dos 35 kgfm do dianteiro.